2013/07/11

Entrega de diplomas na ESEnfAH



No passado dia 5 de Julho teve lugar na Escola Superior de Enfermagem (UAç) a cerimónia solene de entrega de diplomas aos Licenciados em Enfermagem que terminaram o curso no presente ano lectivo.

O grupo de 45 novos enfermeiros prepara-se agora para a sua inserção no mundo do trabalho, reconhecendo o Secretário Regional de Saúde que no futuro poderão existir algumas portas para contratação destes novos profissionais para os vários serviços da Região.

Durante a cerimónia a Directora da Escola assegurou que a Escola, no contexto da Universidade continua a afirmar-se cumprindo a sua missão enquanto instituição do Ensino Superior, perseguindo, no exercício da sua incumbência, os mais elevados níveis de exigência, quer no que se reporta ao número de enfermeiros que forma, quer no que se refere à qualidade e diversidade da formação. Neste sentido tem actualmente em funcionamento além do Curso de Licenciatura em Enfermagem, a Pós-graduação de gestão em unidades de saúde, a Pós-graduação em cuidados paliativos a Pós-graduação em supervisão Clínica, num total de 217 estudantes, sendo 183 da licenciatura e 34 de cursos de pós licenciatura. 

Na sua perspectiva o projecto de evolução da actual Escola, passa pela sua reconversão para uma Escola Politécnica, um Instituto Politécnico…. onde se possam desenvolver cursos da área da saúde e outros de carácter politécnico, inexistentes na Região, possibilitando deste modo uma diversificação da oferta formativa e consequente captação de novos estudantes quer seja da formação inicial quer seja na formação de activos. 

Sustenta ainda que o ensino politécnico enquanto área de desenvolvimento promissor carece de uma política interna, na Universidade dos Açores, que privilegie o actual modelo de organização da Universidade, sustentado na multipolaridade e que intensifique o dinamismo do Ensino Superior na Região, nomeadamente na Terceira e na Horta; um modelo que privilegie a oferta formativa, de carácter politécnico, em complementaridade com outros cursos, de carácter universitário, já existentes; um modelo que fomente o desenvolvimento do conhecimento especializado e o exercício da investigação, e consequentemente a captação de um maior e constante número de estudantes.

O projecto de desenvolvimento de uma estrutura desta natureza é em seu entender uma forma de consolidar o Ensino Politécnico na Universidade, que pela sua natureza, ou seja pela possibilidade de oferecer uma formação em diferentes áreas profissionais que requerem uma preparação técnica e especializada no perfil de saída do Ensino Superior, se adapta às necessidades da Região.

Angra, 9 de Julho de 2013

ESEnfAH

Sem comentários:

Enviar um comentário