2014/01/14

O que investigam os enfermeiros?





Texto da autoria do Enfermeiro
Professor Luís Miguel Salvador Machado Gomes
Professor Coordenador na ESEnfAH-UAc

Esta questão problematiza uma área de intervenção dos enfermeiros que carece de maior visibilidade social. O principal objetivo da investigação é o questionamento da realidade e a apresentação de orientações para a prática. Mesmo que a prática nunca venha a ser completamente baseada na evidência científica, os esforços deverão ir nesse sentido.

Numa forma pouco estruturada podemos identificar uma pirâmide do conhecimento/produção/consumo da investigação. Na base encontra-se o maior número de indivíduos que consomem e aplicam o seu produto na prática de cuidados. Estão disponíveis inúmeras bases de dados com publicações. O que falta aos enfermeiros é a falta de tempo que requer uma boa pesquisa bibliográfica dirigida por princípios científicos (existem estudos que corroboram esta ideia).

Um segundo nível refere-se à elaboração e participação em trabalhos de investigação. Aqui encontram-se maioritariamente os processo de formação pós-graduada dos enfermeiros e é visível em Portugal o enorme desenvolvimento de competências de investigação nos enfermeiros que realizaram cursos de especialização desde a década de oitenta.
 
Num 3.º nível encontram-se aqueles que possuem a autonomia na conceção de projetos de investigação e na produção de novos conhecimentos essenciais ao desenvolvimento da matriz disciplinar que é a enfermagem.

Hoje já se verifica uma aceitação razoável do paradigma indutivo/construtivista, nas áreas da ciência aplicada e não só do paradigma dedutivo/experimental. Ou seja, é já aceitável que se possam questionar qualidades intrínsecas a processos em vez de representar as complexas realidades reduzidas a números e relações causais. 

De notar uma preocupação em desenvolver conhecimento sobre as pessoas em situações de saúde determinadas, uma vez que apesar de existirem algumas intervenções de enfermagem padronizadas com base na investigação, há ainda um mundo a descobrir sobre como as pessoas vivem a sua vida quotidiana no âmbito do seu projeto de saúde, que é a área de eleição dos cuidados de enfermagem. 
 
Sendo a enfermagem a área disciplinar que aborda a resposta humana à complexidade da saúde/doença do indivíduo, família e comunidade e satisfaz as transições do indivíduo em processos de crescimento e desenvolvimento num continuum de dependência/independência ao longo do ciclo de vida, será certamente neste emaranhado de constelações, relações e interdependências que se situam os interesses da investigação em enfermagem.
 
A investigação desenvolvida um pouco no questionamento individual de cada investigador necessita atualmente de ser alicerçada em linhas de investigação coerentes, financiáveis e ancoradas em núcleos especializados de investigação devidamente avaliados e certificados por entidades independentes.

 No caso da ESEnfAH – UAc existem marcos importantes no desenvolvimento da investigação em enfermagem. Na década de oitenta surgiu nas Jornadas de Enfermagem Açores –Madeira que durante duas décadas uniram os dois arquipélagos e muitos trabalhos de investigação foram partilhados. Em meados dos anos noventa na formação dos docentes no Curso de Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem e desde então integra o elenco de competências destes e de todos os que realizaram a sua formação contínua (ex: Cursos de Complementos de Formação em Enfermagem ou Mestrado em Gerontologia Social). Na segunda década do século XXI surgem os primeiros doutoramentos.

Contudo a investigação não deve ser somente o fruto dos processos formativos. A mesma deverá ser uma prática constante e poderá ter no Projeto ICE (Interreg III B 2005 – 2008 e PTCMAC 2007 – 2013) um modelo do envolvimento de investigadores numa matriz multidisciplinar, multiprofissional, internacional, financiada e altamente elogiada pelo desenvolvimento de trabalhos de investigação, intervenções específicas, estudos de impacto, produção de protótipos, produção científica e o desenvolvimento de uma rede de investigação RICE – Rede de Investigação Científica em Enfermagem Açores - Madeira – Canárias.

Numa breve resposta à questão colocada inicialmente, os enfermeiros investigam tudo o que justifique as suas intervenções no âmbito da prestação de cuidados, gestão, formação, investigação e assessoria na procura constante de uma prática baseada em evidência.
  
Publicado no Diário Insular em 08/01/2014



Sem comentários:

Enviar um comentário