2013/06/29

ENFERMOLÂNDIA - de 1 a 6 de Julho - Escola de Enfermagem de Angra do Heroísmo







Open day do conhecimento

Planeamento da sessão
09:00 – Abertura da sessão -  Presidente da AEESENFAH
9.30h – Apresentação da Fundação AMI – Projeto de reciclagem e de departamento da ação social da AMI -  Maria do Carmo Lima
10.00h – “Escola Promotora de Saúde – Educação por pares”;         Palestra: Enf. ª Rosa Pinto
10.30h – Intervalo
11.00h – “Experiência de Investigação Estudante de Enfermagem”;
1.º Auditoria a técnicas de enfermagem: A técnica de algaliação num projecto de melhoria contínua de cuidados de enfermagem: E.E. Marina Oliveira, Enf. ª Elisabete Noronha, Prof. Miguel Gomes;
11:30 - 2º Estudo de Funcionalidade, incapacidade e saúde de um grupo de utentes de um Centro de Atividades Ocupacionais: Avaliação do autocuidado. E.E Ana Arruda; E.E Miguel Mendes; E.E Gabriela Nuñez; E.E Nídia Lopes; Enf. Ricardo Dutra; Enf. Miguel Gomes.
12:00 - 3º Praticas Supervisão Clinica – Perspetiva dos Estudantes - E.E Renata Borges; Enf. Miguel Gomes
12:30 - 4º Avaliação do tutor em ensino clinico: Validação de uma escala -  Enf Miguel Gomes
13:00 – Almoço
14:30 – Pensamento Positivo em Supervisão Clinica: Novo paradigma da educação do século XXI; - Lúcia Andrade; Enf. Gilberta Jarroca; Enf. Venusa Alves.
15:15 – Desenvolvimento do Capital Psicológico em Supervisão Clinica;   Enf. Gilberta Jarroca.
16:00 – Intervalo
16:30 – Desenvolvimento de Competências do Estudante de Enfermagem em Ensino Clinico; - Enf. Eduardo Azevedo
16:35 – Encerramento da sessão

2013/06/28

"ATLANTIS-MAR - Mapeamento da biodiversidade costeira e marinha dos Açores"



 Título:

ATLANTIS-MAR - Mapeamento da biodiversidade costeira e marinha dos Açores.

Autora: 

Enésima Mendonça

Descrição: 

O poster apresenta a base de dados Atlantis 3.0 e as suas potencialidades. É uma versão actualizada e disponível online da versão 2.0 que possuímos desde 2004. É uma base de dados que compila toda a informação publicada (ou não) para os Açores sobre espécies terrestres e agora também marinhas, muito útil para modelação científica, apoio a tomadas de decisão entre outras.

2013/06/26

T.U.S.A Solidária! Se estudas, também ajudas!


A T.U.S.A. (Tuna Universitas Scientiarium Agrariarum) organiza um peditório de modo a ajudar a Cáritas da ilha Terceira a adquirir comida, roupa, material escolar entre outros. Podes contribuir na Universidade ou na Residencia de estudantes de dia 17 de Junho a 12 de Julho. 

Se estudas, também ajudas!

2013/06/24

Workshop - Previsão de extinções nos Açores: uma avaliação multi-escala

(Imagem do Portal de Biodiversidade)
Irá decorrer um workshop científico e debate no Campus do Pico da Urze, no dia 25 de Junho, no âmbito do encerramento do Projecto: "Predicting extinctions on islands: a multi-scale assessment” (2010-2013) - FCT- PTDC/BIA-BEC/100182/2008.

Neste projecto comparámos o estado das Floresta Nativas dos Açores em sete ilhas dos Acores (excluindo o Corvo e Graciosa) e verificámos o impacto da variação das perturbações na fauna de artrópodes entre os anos de 2000 e 2010.
Investigadores do Grupo da Biodiversidade dos Açores (CITA-A), e das Universidades de Oxford (Reino Unido) e Atenas (Grécia) vão apresentar os resultados deste estudo e realizar um DEBATE sobre as perspectivas futuras para a Conservação das Florestas Nativas dos Açores.
No Debate teremos um painel composto por responsáveis do Governo Regional dos Açores em questões de Conservação da Natureza: Director Regional do Ambiente (Dr. Hernâni Jorge), Director Regional dos Recursos Florestais (Eng. Anabela Isidoro) e Directora do Parque Natural da Ilha Terceira (Eng. Sónia Alves).

2013/06/20

Curso de Filosofia para Crianças em Angra do Heroísmo


A Ação de Formação 'Filosofia para Crianças' (25 horas), organizada pelo o Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, irá decorrer no campus de Angra do Heroísmo, de 9 a 13 de julho (programa e calendarização).

Esta formação destina-se a professores e é creditada pela Direcção Regional da Educação (1 crédito, com efeitos para progressão na carreira docente). Destina-se ainda a estudantes ou outros interessados na recente área científica da Filosofia para Crianças.

A propina para público em geral é de 50 euros, acrescidos de 10 euros para a taxa de inscrição. Para estudantes é 30 euros mais os 10 euros da taxa de inscrição. 

Ainda há algumas vagas disponíveis. Para mais informações, contactar Magda Carvalho (magdac@uac.pt).


A equipa formadora é constituída por:
  • GABRIELA CASTRO, doutorada em Filosofia Contemporânea, especialidade de Estética e Teorias da Arte e docente da Universidade dos Açores. É diretora do Centro de Estudos Filosóficos da Universidade dos Açores, e membro da direcção do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É co-autora do livro CRIA, um projecto de Filosofia para Crianças e formadora certificada, nível I, Filosofia para Crianças, pela SAPERE.
  • MAGDA COSTA CARVALHO, Professora Auxiliar na Universidade dos Açores. Realizou provas académicas sobre o conceito de “natureza” em Henri Bergson e em Antero de Quental. A sua principal área de investigação é a Ética Ambiental. Tem formação em Filosofia para Crianças pela SAPERE (Society for the Advancement of Philosophical Enquiry and Reflection in Education, UK) e desenvolve investigação e intervenção pedagógica nesta área.
  • MADALENA TEIXEIRA DA SILVA, professora auxiliar da Universidade dos Açores, investigadora do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e colaboradora do CHAM, membro da ELOS – Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil e da ANILIJ e faz parte da Comissão Científica da revista Malasartes.
  • ADOLFO FIALHO, doutorado em Educação e docente no Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, nas áreas de Expressões Artísticas, Prática Pedagógica e Didática do Ensino Pré-Escolar e 1º. Ciclo do Ensino Básico.

2013/06/19

"Análise do potencial eólico para o Desenvolvimento Sustentável: o caso da ilha Terceira."



 Título:

Análise do potencial eólico para o Desenvolvimento Sustentável: o caso da ilha Terceira.

Autora: 

Ana Rodrigues

Descrição: 

O desenvolvimento regional depende, entre outras questões, da nossa capacidade para aliar diversas áreas de conhecimento no sentido de preconizar políticas sustentáveis. 


Este trabalho pretende analisar e propor soluções integradas para a política energética da ilha Terceira, recorrendo à economia, gestão, engenharia e ambiente, de forma a possibilitar uma gestão eficiente dos recursos locais e inesgotáveis (tais como o vento), permitindo aos stakeholders do mercado da eletricidade (produtores atuais e potenciais, gestores da rede e consumidores), delinear projectos viáveis, minimizando os impactes negativos no ambiente e maximizando os impactes positivos na sociedade. Até à data analisou-se a oferta. Posteriormente pretende-se estudar a procura e finalmente estabelecer um diálogo entre oferta e procura.

2013/06/18

Mestrado em Educação Ambiental



Estão abertas inscrições para a quarta edição do Mestrado em Educação Ambiental, da Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo, de 1 a 15 de Julho.

Este curso confere pós-graduação em Educação Ambiental (60 ECTS, 450 h de formação) e mestrado (completando uma tese durante o 2º ano, 60 ECTS).

O horário é pós-laboral, das 17h às 20h / 21 h e por vezes ao sábado.

Propinas: 1000 Euros por ano (4 prestações).

Página do mestrado
Facebook

2013/06/17

Lançamento do livro "Encontro de Corpos"


Será lançado o livro "Encontro de Corpos", da autoria da Professora Doutora Enfermeira Cidália Frias no Auditório da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, no dia 21 de Junho de 2013, pelas 17 horas, com apresentação da Sra. Diretora da ESEnfAH-UAc, Professora Jesuína Varela.

"Encontro de Corpos - O processo de construção de cuidados enfermeiro/pessoa em fim de vida" baseia-se na dissertação de doutoramento em Enfermagem da autora que...

...através de um estudo de natureza indutiva, recorreu à metodologia grounded theory, com o intuito de compreender a natureza e o processo de interacção enfermeiro/pessoa em fim de vida, identificar as intervenções terapêuticas dos enfermeiros na interacção/partilha de corpos e contribuir para o desenvolvimento de uma teoria de médio alcance.

Como características globais deste processo conclui-se que a interacção enfermeiro/pessoa em fim de vida se vai fortalecendo no tempo e que as potencialidades terapêuticas das intervenções têm em conta as condições contextuais, a empatia, a cumplicidade e a confiança, sendo também, um processo co-construído e prolongado no tempo. 
(Excerto de Wook)

2013/06/16

Diversidade de Briófitos e Alterações Climáticas nos Açores


Título:

Diversidade de Briófitos e Alterações Climáticas nos Açores: Olhar para o futuro para delinear o presente.

Autora: 

Débora Henriques

Descrição:

A minha investigação centra-se na previsão dos efeitos das alterações climáticas sobre a brioflora dos Açores, de forma a avaliar a adequação das actuais medidas de conservação que vigoram no arquipélago face à evidência de um clima em mudança.

2013/06/14

"Biodiversidade de microrganismos em grutas dos Açores" - Isabel Amorim

Título:

Biodiversidade de microrganismos em grutas dos Açores: abordagem metagenómica e metabólica para a descoberta de novos produtos naturais.

Autora: 

Isabel Amorim 

Descrição:

Neste projeto maximiza-se a probabilidade de se isolarem novos metabolitos secundários investigando biodiversidade em ecossistemas pouco explorados (grutas) e combinando metodologias de ADN e bioinformática para prioritarizar as estirpes bacterianas para ensaios de cultura e análises químicas. Será igualmente produzido conhecimento sobre diversidade quimio-taxonómica e distribuição de microrganismos cavernícolas.

Divulgação e promoção da ciência produzida pelos bolseiros de investigação


"A política que está a ser concebida e desenhada pelo Governo dos Açores para o sector da Ciência considera que é necessário definir-se um conjunto de eixos de investigação científica que sejam estruturantes para o desenvolvimento da Região, tornando-a competitiva, e para a criação de uma massa crítica consistente, em que será necessário investir.


Porém, tal não pode ser feito sem a colaboração activa dos investigadores, ligados à Universidade dos Açores ou a centros e projectos de investigação científica, bem como das entidades, públicas ou privadas, que, no âmbito das suas actividades e dos seus objectivos, se possam constituir em potenciais utilizadores do conhecimento científico produzido.


Espera-se que deste diálogo entre produtores e utilizadores de conhecimento – de que estas Jornadas serão um exemplo prático – saiam ideias inovadoras e consistentes que nos ajudem a construir uma política para a Ciência nos Açores."
Luiz Fagundes Duarte

Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura

O "Há Vida no Campus" inicia assim um conjunto de publicações com os posters científicos apresentados no âmbito das Jornadas "Ciência nos Açores, que futuro?", promovendo e divulgando a investigação que é realizada no Campus de Angra pelos vários bolseiros de investigação.


No entanto, o primeiro poster apresentado é da autoria do professor Paulo Borges, intitulado "Contributo internacional da investigação produzida nos Açores sobre 154% em 6 anos", que dado o seu conteúdo, pareceu-nos ser adequado para a abertura desta iniciativa do blog.

Descrição do Estudo:

Neste estudo realizámos uma análise bibliométrica referente às publicações periódicas dos Açores disponíveis na Science Citation Index (SCI), entre 1974-2012, explorando vários indicadores: “média de autores por estudo” e “factor de impacto” ao longo do tempo e por disciplina, “rede de colaborações” com o continente português e outros países, “áreas de investigação”, “palavras chave” e “categorias do Web of Science” além do “número total de citações” e do “número de páginas”. A produção científica nos Açores tem vindo a crescer, destacando-se os últimos seis anos (154%), seguindo uma tendência análoga à de Portugal continental. Os principais temas de publicação situam-se no âmbito das Ciências Naturais. Verifica-se que o factor de impacto das publicações cresceu, passando de 2.0 em 1999 para 2.6 em 2012. A relevância internacional das publicações também tem vindo a aumentar, sendo que em 1999 se registou o valor mais baixo, 1.7 vezes em média, enquanto que em 2009 uma publicação foi citada, em média, 2,5 vezes. Cerca de metade das 50 publicações mais citadas por ano foram publicadas entre 2007 e 2009. Três quartos das publicações possuem pelo menos um co-autor de outra região, sendo as colaborações mais importantes com instituições nacionais (22%), mas também com o Reino Unido (13%), Espanha (11%) e USA (9%).

Visita ao Complexo Megalítico da Grota do Medo dia 18/6/ 2013


O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade dos Açores em colaboração com o Professor Felix Rodrigues vai realizar uma Visita ao Complexo Megalítico da Grota do Medo dia 18/6/ 2013 das 14 ás 17h.

Objetivos:

a) Perceber e identificar a paisagem cultural do local.

b) Mobilizar memórias sobre lendas, histórias e ocupações do local.

c) Percepcionar o local através de vários sentidos: tacto, audição e cheiro.

d) Identificar elementos distintivos dessa paisagem quando comparada com outras paisagens da ilha.

e) Identificar técnicas de trabalho de pedra compatíveis com os de outros locais.

f) Apontar cultos que tenham ouvido falar e que poderiam ser enquadrados no espaço.

Aconselha-se o uso de sapatos cómodo para andar em piso ligeiramente irregular.

Nota: O passeio será cancelado se as condições meteorológicas o não permitirem.