2013/08/14

Estudar na Universidade dos Açores - o teu futuro começa aqui!


O acesso ao ensino superior já começou. A Universidade dos Açores é uma excelente opção!

  • apresentação da candidatura à 1ª fase do concurso nacional: 17 julho a 9 de agosto;

  • reingressos, transferências, mudanças de curso e regimes especiais: 22 julho a 9 de agosto (link)

No campus de Angra do Heroísmo, para além das licenciaturas apresentadas acima, também tens a opção do curso de Gestão.


Abertas candidaturas a 8 Cursos de Especialização Tecnológica


Estão abertas, até 30 de agosto, as candidaturas aos CET - Cursos de Especialização Tecnológica de nível V.  Dos 8 cursos propostos, 7 são leccionados no campus de Angra (3 aguardam a homologação). Para mais informação, consultar a página dos CET.

2013/08/12

LAMTEC e Prof. João Pedro Barreiros em destaque no Diário Insular

O Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia (LAMTEC), cujo responsável é o professor Mário Alves, da Universidade dos Açores, foi tema em destaque no DI (9/8/2013) na conversa com os candidatos à câmara municipal da Praia da Vitória, no que concerne à sua relação com a comunidade e a própria autarquia:
























Nesta edição de 9/8/2013do DI foi também publicada uma entrevista com o professor João Pedro Barreiros a propósito do workshop/formação "Animais marinhos perigosos dos Açores", que se realiza nos dias 12 e 13 de agosto, conforme já haviamos divulgado aqui.


2013/08/09

Revelar Tesouros do Património Natural dos Açores: Riqueza Genética dos Microorganismos de Ambientes Extremos


Título:

Revelar Tesouros do Património Natural dos Açores: Riqueza Genética dos Microorganismos de Ambientes Extremos.

Autora: 

Cristina Gabriel

Descrição: 

Os metabolitos secundários das bactérias são uma importante fonte de produtos naturais dotados de efeitos consideráveis sobre a saúde, nutrição e economia das sociedades humanas. Estes compostos abrangem produtos com utilidade e elevado valor económico, que desempenham papéis importantes e têm actividades biológicas de relevo para a medicina e agricultura. Os microrganismos dos ambientes extremos são especialmente valiosos enquanto reservatórios de novos compostos bioactivos, uma vez que nestes locais intocados se promove a existência dum potencial genético modelado pela selecção natural às condições extremas prevalecentes, desenvolvendo capacidades metabólicas que não se encontram em mais lugar nenhum. As técnicas genómicas facilitam a triagem de metabolitos bacterianos secundários para a pesquisa de compostos com interesse, como novas enzimas e antibióticos. Estes compostos têm um relevo cada vez maior com agudizar de os problemas da resistência bacteriana e da necessidade de reduzir o impacto ambiental sem sacrificar o desenvolvimento tecnológico. As indústrias agroquímicas necessitam de novos biocatalisadores que lhes permitam reduzir a concentração de compostos antinutricionais e melhorar a digestibilidade nos alimentos compostos para animais através da adição de enzimas (pectinases, quitinases e amílases) que permitam a metabolização completa dos compostos resistentes à digestão. Há uma clara necessidade de coordenar desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade, um termo que abrange a necessidade de reduzir o nosso impacto ambiental e lidera os esforços de conservação ambiental. Os microrganismos que formam tapetes em grutas lávicas e noutros ambientes extremos têm um enorme valor, até agora praticamente inexplorado, enquanto fontes de novos compostos bioactivos para variados fins biotecnológicos.

2013/08/08

"UAc garante desenvolvimento - candidatos à autarquia de Angra"

"O polo universitário de Angra do Heroísmo é uma peça fundamental na promoção do desenvolvimento do Concelho, consideram os candidatos à autarquia angrense, que recusam o fim da tripolaridade."

2013/08/08




2013/08/06

Total RNA extraction protocol specific for bovine oocytes and embryos


Título:

Total RNA extraction protocol specific for bovine oocytes and embryos.

Autora:

Krishna Chaitanya Pavani

Descrição:

To extract total RNA, most of the researchers are using commercial Kit protocols without knowing how they act on cells, being a specific protocol recommended for each species. Here a standardized protocol for total RNA extraction was designed for bovine oocytes and embryos, which is considered specific and less expensive. Bovine oocytes (n=770) were divided in three groups: Group 1 modified trizol protocol (MTP n=355); Group 2 Guanidinium thiocyanate protocol (GNTC n=140) and Group 3 Commercial Kit protocol (CKP n=60). Gene amplification (SDHA, GAPDH and DNMT1) was performed in oocytes, and gene quantification (DNMT1) in in vitro produced embryos (n=10) at the blastocyst stage and compared the efficiency of the extraction. On average, for 30 oocytes, total RNA concentration was 127.8±9.3ng µL-1 for MTP against 46.4±9.5ng µL-1 from CKP and 47.6±12.9ng µL-1 for GNTC. Better results were also observed on the MTP for gene amplification, as for the same number of oocytes brighter bands were observed in this protocol when compared with the others. For gene quantification, the proposed protocol quantified DNMT1 gene with PCR efficiency (0.933) after normalization against GAPDH and SDHA. Amplification and quantification of genes proved specificity and efficiency of the MTP over the other protocols.

2013/08/03

Relações Genéticas das Populações Portuguesas da Raça Brava de Lide


Título:

Relações Genéticas das Populações Portuguesas da Raça Brava de Lide.

Autora: 

Pedro Correia

Descrição: 

A raça Brava de Lide tem uma estrutura peculiar, em que existem várias linhas designadas por encastes. Em Portugal originaram-se duas linhas pelo cruzamento de indivíduos de raça Brava de Lide de Espanha com gado autóctone português, Casta Portuguesa e Bravo dos Açores, esta ultima com grande impato económico nos Açores pela sua importância nas touradas à corda. O objetivo deste estudo foi analisar as relações genéticas entre linhas da raça Brava de Lide espanholas e as portuguesas - Casta Portuguesa e Bravo dos Açores.

2013/08/02

Noticias da Europa - boletim eletrónico do mês de julho - Europe Direct Açores


Já está disponível o boletim eletrónico do mês de julho do Centro de Informação Europe Direct dos Açores. Poderão consultá-lo neste link.

Centro de Informação Europe Direct - Açores
Observatório do Ambiente dos Açores
Estrada Gaspar Corte-Real
9700-030 Angra do Heroísmo
Telf. /Fax. 295 214 005




Youtube: www.youtube.com/europedirectacores

2013/08/01

Formação: Animais Marinhos Perigosos dos Açores


Irá decorrer nos próximos dias 12 e 13 de Agosto, das 20h às 22h, a acção de formação "Animais Marinhos Perigosos dos Açores", no auditório do Campus de Angra, orientada pelo Prof. Doutor João Pedro Barreiros e organizada pela Academia Desportiva dos Açores, com a colaboração da ANSA, Marinha, ISN, CMAH, CMPV, Universidade dos Açores e Azulinvade.

Os objetivos da formação são ficar familiarizado com os animais marinhos perigosos existentes nos Açores e saber o que fazer em variadas situações.

Para inscrições e para mais informação contactar academiadesportivaazores@hotmail.com. As inscrições são gratuitas.

Efeitos do aumento da concentração do dióxido de carbono da água do mar nas comunidades fitoplanctónicas marinhas e espécies que as compõem


Título:

Efeitos do aumento da concentração do dióxido de carbono da água do mar nas comunidades fitoplanctónicas marinhas e espécies que as compõem.

Autora: 

Joana Ramos

Descrição: 

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera tem aumentado desde a era industrial, atingindo atualmente um valor superior aos dos últimos 800 000 anos (390 µatm). De acordo com o cenário "business as usual" do IPCC, espera-se que o CO2 continue a aumentar até 750 µatm no ano 2100. Á medida que a concentração de CO2 aumenta na atmosfera, entra em equilíbrio com as concentrações deste gás na superfície dos oceanos, mudando o sistema de carbono da água do mar e tornando o oceano mais acídico (acidificação dos oceanos).

Estudos recentes indicam que as previstas alterações do sistema de carbono podem afetar o fitoplâncton (autotróficos planctónicos), mas ainda existe pouca informação sobre o tipo de efeito. Nas nossas experiências, o aumento da concentração de CO2 afetou a abundância das espécies menos frequentes na comunidade fitoplanctónica, assim como a fisiologia e o número de células em cada colónia da diatomácea Asterionellopsis glacialis. A observada alteração da estrutura da comunidade fitoplanctónica tem consequências para a dinâmica entre espécies, provavelmente, para as relações entre o fitoplâncton e as bactérias e os vírus marinhos e o valor nutricional para os níveis tróficos superiores.

Alterações na fisiologia e estrutura das comunidades deste grupo responsável por quase metade de toda a produção primária do planeta, devem ser estudadas de forma a poder fornecer informação para modelos de previsão e acrescentar conhecimento neste tema de extrema relevância a nível internacional.