Herlander Lima, nas suas próprias palavras...
Chamo-me Herlander Lima, tenho 22 anos, sou estudante no 2º ano de Guias da Natureza da Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo.
Sou natural de Palmela (distrito de Setúbal) e sempre fui apaixonado por actividades ligadas à natureza, sendo este um dos principais impulsos que me motivou a ingressar no curso. Estou a residir nos Açores desde Janeiro de 2013 (excepto nos meses de Julho, Agosto e Setembro) e sou actualmente estudante, Presidente da Comissão Executiva do NAUA, monitor de escalada d"Os Montanheiros e trabalhador no Hotel Terceira Mar.
Adoro estar na Ilha Terceira, devido sobretudo à proximidade entre as mais diversas actividades. Num raio de 10 km é possível fazer escalada, ir à praia, acampar, fazer um trilho, fazer surf (estou a iniciar aqui na ilha), ir à universidade (claro!), slackline, entre muitas outras coisas.
Herlander faz slackline |
Bom dia Herlander. Com os teus colegas, és responsável pelo renascer do Núcleo de Ambiente da Universidade dos Açores (NAUA). Fala-nos um pouco deste grupo, da sua origem, objectivos, e de como surge este novo impulso.
O NAUA surgiu em 2001, através de um grupo de alunos de Engenharia do Ambiente motivado em procurar resolver/promover/sensibilizar para a resolução de problemas ambientas no Campus da Terra-Chã. Nessa altura foram realizadas diversas actividades, destacando as Jornadas do Ambiente.
Este novo impulso e tentativa de reanimação do NAUA, surge por um grupo mais diverso de pessoas, englobando alunos e professores de diversas áreas e etapas de formação, motivados pela tentativa de dinamização do espaço académico e pela aproximação da academia à comunidade local.
O mandato dos actuais membros, deu início no passado dia 17 de Abril de 2013, sendo que na fase inicial demos prioridade ao tratamento de questões burocráticas, pelo que só recentemente, o NAUA atingiu alguma estabilidade neste sentido.
Recolha não oficial de Lixo do NAUA e amigos na Fajã de Santo Cristo (São Jorge) |
Queremos e consideramos importante "dar a volta" ao "pensamento negativo" que assola o País e a região e obviamente (principalmente) a Universidade dos Açores. Ficar parado e criticar não é a nossa política e pensamos que a adversidade cria o engenho e que os momentos menos bons, como o que vivemos actualmente, são momentos de oportunidade.
Recentemente o NAUA organizou um Workshop sobre Micologia. Qual a motivação para esta iniciativa? Qual é o balanço que faz?
Esta iniciativa surge através de uma conversa via e-mail entre o Rui Carvalho (actual membro do NAUA e bolseiro de investigação na Universidade dos Açores) e o Professor Paulo Oliveira (Professor na Universidade de Évora; Fundador do Grupo de Micologia de Évora; e Formador no Workshop sobre Micologia). Numa abordagem inicial, verificou-se que o número de cogumelos parecia ser inferior à quantidade esperada, dadas as condições propícias de humidade e temperatura. Ao tentar procurar uma confirmação a esta questão, verificou-se que a investigação na área da micologia nos Açores é quase inexistente.
Workshop de Micologia - Foto de Rosalina Gabriel |
O balanço foi bastante positivo, sendo que como resultado do workshop foram identificadas pelo Prof. Paulo mais de uma dezena de novas espécies para os Açores, demonstrando que o potencial científico da micologia na região é imenso.
Workshop de Micologia - Foto de Inês Ribeiro |
Quais são os planos do NAUA para actividades futuras? Como vêem o papel do NAUA no seio da Universidade dos Açores, e na comunidade mais alargada da ilha Terceira e Açores?
Queremos com o NAUA iniciar uma criação progressiva de sinergias entre a Universidade dos Açores e a comunidade. Acreditamos ser possível fazer mais e melhor e queremos acima de tudo devolver o interesse dos alunos pelo espaço académico, pela aprendizagem e pela participação activa em prol da instituição.
O nosso papel passará por conseguir passo a passo, avançar nos nossos objectivos, sendo prioridades principais a Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo e a comunidade local. Seria óptimo, conseguirmos uma projecção regional no futuro, porém ainda existe muito trabalho a ser feito nesse sentido.
Neste momento estamos a apostar na criação de uma sede para a associação, o que consideramos essencial para o nosso desenvolvimento e afirmação. Temos algumas actividades programadas, mas ainda não calendarizadas, pelo que preferimos avançar com a divulgação quando tivermos informações mais concretas sobre estas.
O nosso calendário nunca está fechado. Estamos abertos a todos os que se interessem na criação de uma Área Temática dentro da Direcção do NAUA para a promoção de actividades que considerem do vosso interesse e que sejam importantes para a ilha Terceira ou para uma comunidade específica. O NAUA dará o apoio possível para a concretização dos projectos. Fica então o convite, basta que os interessados iniciem um contacto para o nosso e-mail (no fim da entrevista), apresentando as suas ideias/projectos.
Podem seguir-nos no facebook através da nossa página página...
E saber mais sobre o NAUA, associar-se, participar, fazer sugestões, entre outros, pelo mail naua@uac.pt.
Novidades brevemente....
Saudações ambientais,
Herlander Lima
Obrigada, Herlander, pela entrevista, e votos de bom trabalho para o NAUA!
Sem comentários:
Enviar um comentário