2013/08/01

Efeitos do aumento da concentração do dióxido de carbono da água do mar nas comunidades fitoplanctónicas marinhas e espécies que as compõem


Título:

Efeitos do aumento da concentração do dióxido de carbono da água do mar nas comunidades fitoplanctónicas marinhas e espécies que as compõem.

Autora: 

Joana Ramos

Descrição: 

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera tem aumentado desde a era industrial, atingindo atualmente um valor superior aos dos últimos 800 000 anos (390 µatm). De acordo com o cenário "business as usual" do IPCC, espera-se que o CO2 continue a aumentar até 750 µatm no ano 2100. Á medida que a concentração de CO2 aumenta na atmosfera, entra em equilíbrio com as concentrações deste gás na superfície dos oceanos, mudando o sistema de carbono da água do mar e tornando o oceano mais acídico (acidificação dos oceanos).

Estudos recentes indicam que as previstas alterações do sistema de carbono podem afetar o fitoplâncton (autotróficos planctónicos), mas ainda existe pouca informação sobre o tipo de efeito. Nas nossas experiências, o aumento da concentração de CO2 afetou a abundância das espécies menos frequentes na comunidade fitoplanctónica, assim como a fisiologia e o número de células em cada colónia da diatomácea Asterionellopsis glacialis. A observada alteração da estrutura da comunidade fitoplanctónica tem consequências para a dinâmica entre espécies, provavelmente, para as relações entre o fitoplâncton e as bactérias e os vírus marinhos e o valor nutricional para os níveis tróficos superiores.

Alterações na fisiologia e estrutura das comunidades deste grupo responsável por quase metade de toda a produção primária do planeta, devem ser estudadas de forma a poder fornecer informação para modelos de previsão e acrescentar conhecimento neste tema de extrema relevância a nível internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário