2013/08/03

Relações Genéticas das Populações Portuguesas da Raça Brava de Lide


Título:

Relações Genéticas das Populações Portuguesas da Raça Brava de Lide.

Autora: 

Pedro Correia

Descrição: 

A raça Brava de Lide tem uma estrutura peculiar, em que existem várias linhas designadas por encastes. Em Portugal originaram-se duas linhas pelo cruzamento de indivíduos de raça Brava de Lide de Espanha com gado autóctone português, Casta Portuguesa e Bravo dos Açores, esta ultima com grande impato económico nos Açores pela sua importância nas touradas à corda. O objetivo deste estudo foi analisar as relações genéticas entre linhas da raça Brava de Lide espanholas e as portuguesas - Casta Portuguesa e Bravo dos Açores.

3 comentários:

  1. Olá, Pedro. É um trabalho muito interessante, tanto mais porque o tema é pouco estudado. Fazia duas correções: onde está "impato" devia estar "impacto", porque é assim que se pronuncia; a frequência dos heterozigóticos deve chamar-se heterozigotia e não heterozigose ou heterozigocidade. Duas perguntas: quais são os significados das cores nos ramos da árvore; quais são as ganadarias de casta portuguesa e açoriana? Espero que continue a trabalhar na genética do toiro de lide. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António. Antes de mais agradeço os reparos, mas com tantos "portugueses" já nem sabemos para onde nos virar. As cores utilizadas nos ramos da árvore foi uma intenção de ilustrar de acordo com a bibliografia da União de Criadores de Toiros de Lide, que usa essas cores para demarcar a origem dos encastes em relação às castas fundacionais do toiro de lide. Quanto à ganadaria de Casta Portuguesa apenas foi utilizada uma ganadaria identificada com as letras no póster com ID, que corresponde à de Irmãos Dias que é de encaste Norberto Pedroso, ou seja, enquandrando a ganadaria Irmãos Dias com a sua origem genética teórica seria: Casta: Portuguesa - Encaste: Norberto Pedroso - Ganadaria: Irmãos Dias. As ganadarias açorianas utilizadas foram: Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e Eliseu Gomes (Atenção que os animais utilizados são de núcleos que diferem dos reprodutores introduzidos nos ultimos 20 anos na região e que tem origem comum entre as três ganadarias dos Açores em estudo, sendo esses núcleos conhecidos na gíria local por "Toiro da Terra", ou Bravo dos Açores). A explicação foi um pouco mais longa porque não sei se estava ciente desta realidade. Obrigado pela sua atenção. Um abraço.

      Eliminar