2013/12/02

O FIPED Portugal pelos olhos de uma aluna

Jéssica Rocha (esquerda) apresentando "Indicadores de Gestão Pública na Região Autónoma dos Açores" no FIPED Portugal III (2013)

Jéssica Rocha, 20 anos, é finalista da licenciatura em Gestão e membro da filarmónica e da direção da Sociedade Musical e Recreio da Terra-Chã.

Jéssica, participaste no FIPED Portugal III, que decorreu no campus de Angra a 12 e 13 de Abril de 2013 e este ano voltas a participar, desta vez envolvida na organização. O que te levou a participar no ano passado? Como foi a experiência de investigação?

O desafio foi colocado pelo professor e pela minha colega que fizeram o trabalho comigo. Achei interessante logo à partida, mas sabia que daria algum trabalho, e como eu gosto de desafios resolvi aceitar, assim também poderia adquirir algumas competências que o curso por si só não me iria trazer.

Para além de todos os conhecimentos que fui adquirindo ao longo da investigação relativamente ao tema em causa, o mais desafiante foi realmente falar em público, e na presença de investigadores. O que acabou por se revelar uma experiência importante para o desenvolvimento desta competência que eu considero essencial na área da Gestão. Também a “avaliação” que os investigadores presentes fizeram no fim da apresentação, ajudou-me a melhorar para uma próxima apresentação no futuro.


Quanto ao evento em si, presumo que gostaste, já que aceitaste o desafio de passar para a organização. Quais foram os aspectos que mais gostaste? O que gostarias de ver a acontecer neste ano?
Alguns dos aspetos que mais me cativaram foram, por exemplo, a variedade de trabalhos apresentados nas diversas áreas por estudantes de licenciatura ou mestrado integrado, o que demonstra que os estudantes realmente estão a despertar cedo para a investigação e de certa forma contribuir para que um aluno de Gestão, como eu, saiba o tipo de trabalho que os colegas de ciências farmacêuticas, ou de ciências da educação desenvolvem, pois cada vez mais é importante a interação entre os diferentes cursos, e as diferentes áreas de estudo.

Daí que um dos fatores que me levou a passar para a organização, foi tentar cativar os meus colegas de curso para uma eventual participação no FIPED IV, e era realmente uma das coisas que eu gostava de ver acontecer este ano.


Estás a planear apresentar trabalhos de investigação em 2014? É difícil conciliar a investigação com as actividades académicas normais?
Sim, é uma das coisas que eu gostava de fazer.

Quanto à dificuldade de conciliação com as atividades académicas normais, realmente exige um esforço extra, tendo em conta que, tal como aconteceu comigo no ano anterior, o trabalho não está inserido em nenhuma unidade curricular do curso, e neste sentido é uma investigação extracurricular, mas não há nada que não se faça, quando se tem vontade, e quando se gosta, acho que é só uma questão de organização da agenda, e não deixar que as coisas se acumulem.

Finalmente, recomendam o evento aos vossos colegas?
Sim, acho que é uma ótima experiência participar neste tipo de eventos, fazendo uma apresentação, ou mesmo só para assistir. É realmente um ótima experiência, pois permite desenvolver um trabalho de investigação numa área à escolha, permite uma interação com investigadores que nos ajudam e nos transmitem formas de melhorar e permite, tal como eu já disse, interação entre cursos, e adquirir competências de comunicação. Para aqueles que não pretendam desenvolver nenhum trabalho de investigação, a assistência é muito importante, pois o FIPED não é apenas um Fórum onde se apresentam trabalhos de investigação, mas também promove oficinas nas diferentes áreas, mesas redondas, e além disso oferece a noite cultural, onde se pode conviver de forma mais informal.


Jéssica, obrigada pela entrevista e votos de bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário