2013/05/20

Parcerias… Um futuro na educação – Enfermagem Comunitária



O projecto Com(Viver) Mais foi implementado, na freguesia de São Mateus da Calheta (SMC), entre Maio e Dezembro de 2012, no âmbito dos ensinos clínicos, do Curso de Pós Licenciatura e Especialização em Enfermagem Comunitária. Após a avaliação do referido projecto, a actual equipa, Carla Natal, Manuela Dias, Ricardo Dias e Susana Silva, procedeu ao seu redesenho com o intuito de lhe dar continuidade e assegurar o acompanhamento dos indivíduos dos 65 aos 84 anos, residentes na freguesia de SMC, tendo por base o problema prioritário identificado no Diagnóstico de Saúde, em Janeiro de 2012 - 62,8% dos idosos experiencia sentimentos de solidão.

A equipa de docentes responsável pelo Ensino Clínico em Cuidados de Enfermagem em Saúde Comunitária I da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, Hélia Soares, Manuela Amorim, Norberto Messias e Ricardo Dutra, tiveram como prioridade estabelecer uma parceria com a equipa do Projecto Com(Viver) Mais e com a Direcção do Centro Social e Paroquial de S. Mateus da Calheta, tendo em conta os objectivos e as estratégias definidas no referido projecto.

Pretende-se que os estudantes, neste Ensino Clínico, desenvolvam algumas Competências de Enfermagem Tuning, nomeadamente:
  • Capacidade para educar, facilitar, apoiar, promover a saúde e o bem-estar das populações, comunidades, grupos e indivíduos cujas vidas estejam afectadas por alteração da saúde, sofrimento, doença, incapacidade ou morte;
  • Capacidade para questionar, avaliar, interpretar e sintetizar criticamente informação e fontes de dados que facilitem ao cliente/doente a escolha;
  • Capacidade para responder às necessidades pessoais durante o ciclo vital e às experiências de saúde ou doença. Por exemplo dor, invalidez ou processo de morte eminente;
  • Capacidade para reconhecer que o bem-estar do cliente/doente é alcançado através da combinação de recursos e acções da equipa multidisciplinar de saúde.
Esta parceria, justifica-se também, reportando-nos à Lei n.º 108/88 de 24 de Setembro - Desígnio das universidades, a Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), 167.º, alínea e), e 169.º, n.º 2, da Constituição pela própria missão da universidade no seu artigo 1, que se refere às universidades como centros de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integram na vida da sociedade, tendo como finalidade a prestação de serviços à comunidade, numa perspectiva de valorização recíproca.


A reflexão partilhada e a complementaridade no estabelecimento de parcerias reflecte a adopção de estratégias de aliança face a processos e decisões facilitadoras de viabilização de intervenções sociais (Alves, Cheta e Martins, 2008) de forma estruturada, programada e organizada.

Baseando-nos nas directrizes da Declaração de Jacarta (1997), defendemos que o estabelecimento de parcerias com projectos de Intervenção na Comunidade é uma mais-valia pois oferecem benefício mútuo quer para o projecto em desenvolvimento, quer para os estudantes enquanto formandos, quer para a própria população, através da partilha de habilidades e recursos.

Estamos conscientes que a saúde das populações requer uma maior conjugação e articulação de outros sectores e forças vivas da própria comunidade.

A referida parceria foi assinada no passado dia 19 de Abril de 2013 pelas 11h30 pela Directora da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo – UAc, Jesuína Varela, pelo Director do Centro Social e Paroquial de S. Mateus da Calheta, Tomás Dias e pela Coordenadora da equipa do projecto Com(Viver) Mais, Manuela Dias.

Autores: Carla Natal, Manuela Reis Amorim, Manuela Dias e Ricardo Dutra

Sem comentários:

Enviar um comentário