2013/10/24

Nós e os Livros: Álvaro Monjardino apresenta 'Os Descobridores' de Daniel Boorstin


Na próxima sexta-feira, dia 25 de Outubro, o Dr. Álvaro Monjardino irá apresentar a obra de Daniel Boorstin, "Os Descobridores."

Daniel Boorstin foi um historiador, professor, advogado e escritor americano; foi ainda Bibliotecário do Congresso Americano. Boorstin obteve a sua formação foi em Harvard, Oxford e Yale e escreveu diversos livros, sendo que o presente, "Os Descobridores" se enquadra na "Trilogia do Conhecimento", com "Os Criadores" e com "Os Pensadores", sobre ciência, arte e filosofia, respectivamente.

"Os Descobridores - De como o homem procurou conhecer-se a si mesmo e ao mundo" (1983) é uma obra ambiciosa, que pretende cobrir a história do avanço científico e tecnológico da Humanidade. O autor percorre descobertas das mais diversas áreas, tais como a exploração geográfica, a ciência, a medicina, a matemática, o tempo, a evolução, etc., do ponto de vista do indivíduo, do herói.

O Dr. Álvaro Monjardino dispensa apresentações. Também ele um homem de Direito, teve um papel de grande relevo como político e como historiador. Foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores (1976-1984) e foi Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro no IV Governo Constitucional (1978-1979).

Foi ainda presidente da Direcção do Instituto Histórico da Ilha Terceira (1984-1999), e é sócio correspondente da Academia Portuguesa de História. Foi um dos principais obreiros do processo que levou à classificação do centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo como Património da Humanidade na lista da UNESCO. Foi director do diário A União. Mantém um escritório de advocacia, situado em Angra do Heroísmo, e faz parte da administração de diversas empresas.

Fonte: Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário