2013/10/25

Protocolo de colaboração com a Universidade Federal de Juiz de Fora


O Prof. Doutor Vicente Paulo dos Santos Pinto, da Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutor em Geografia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), sendo a sua área de actuação a educação ambiental e desenvolvimento sócio-espacial, bem como a educação e ensino de Geografia. Actualmente debruça-se sobre a "A organização da pecuária leiteira de Juiz de Fora, entre o campo e a cidade: saberes ambientais de produtores rurais."


Prof. Vicente Pinto, esteve recentemente na Universidade dos Açores para estabelecer um protocolo entre esta e a sua instituição, a Universidade Federal de Juiz de Fora. Qual é o objectivo deste protocolo?

O protocolo tem por objetivo estabelecer uma via institucional para que haja um intercâmbio efetivo entre o que se produz aqui na UAç e o que se produz lá na UFJF, além de viabilizar realizações em conjunto. Ou seja, com este protocolo pretendemos incentivar a mobilidade de alunos e professores, tanto no âmbito da Pós-Graduação, quanto da graduação. Também desejamos que os grupos de pesquisa dos Açores possam receber colaboradores brasileiros e vice-versa.


Há uma diferença considerável de tamanho entre estas duas instituições, além de que se inserem em realidades muito diversas. Como é que vê a sua aproximação e intercâmbio? Quais são as vantagens e desvantagens mais evidentes para ambas?

Há diferenças de escalas e especificidades em cada uma das distintas realidades e instituições. Porém, temos aspectos culturais comuns, para além da língua portuguesa. Questões relacionadas ao desenvolvimento local, à educação ambiental e às ruralidades podem ser compartilhadas. Sem falar que há desafios globais relacionados à manutenção da sociobiodiversidade, cujo enfrentamento exige de nós uma agenda transnacional baseada na parceria e solidariedade entre os povos.


Já há algum projecto em concreto que este protocolo irá viabilizar? Que colaborações futuras perspectiva?

Nesta vinda aos Açores, estivemos reunidos com o Pró-Reitor David Horta Lopes para apresentarmos um esboço de convênio a ser construído, a fim de viabilizar a colaboração entre as duas Universidades. Em novembro deste ano estaremos recebendo a Professora Ana Moura Arroz como Pesquisadora convidada a colaborar conosco em dois Programas de Pós-Graduação: Educação e Geografia. Com isso pretendemos articular nossos Grupos de Pesquisa e produzir trabalhos em comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário