2013/07/09

Mestrado: As Expressões Artísticas no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e o Desenvolvimento da Autonomia e da Cooperação


Mónica Borges Silva realizou as provas de defesa do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico no passado dia 21 de junho, sob o título "As Expressões Artísticas no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e o Desenvolvimento da Autonomia e da Cooperação." As provas foram avaliadas por um júri presidido pela Doutora Maria Isabel Dias de Carvalho Neves Cabrita Condessa, sendo vogais os doutores Pedro Francisco González e Josélia Mafalda Ribeiro da Fonseca.


Olá Mónica. O que te levou a ingressar neste mestrado? Como surgiu o tema da tua tese de mestrado?

Quando ingressei na universidade sempre tive muita vontade de ir além da licenciatura. Uma vez que a licenciatura em Educação Básica não nos permite exercer a profissão de docente, sendo que temos que fazer o mestrado profissionalizante, foi este o outro motivo que me levou a ingressar no mestrado. O gosto pelo ensino já é antigo, pelo que desde pequena sempre demonstrei essa vontade de ser professora e felizmente concretizei este sonho de menina.

Em relação ao tema do meu relatório, este surgiu não só por eu ter uma afinidade especial com as áreas artísticas, mas também por acreditar que estas contribuem positivamente para o desenvolvimento infantil de modo integral e sustentado, e mais especificamente ao nível do desenvolvimento da autonomia e da cooperação.


A tua tese chega a algumas conclusões bastante interessantes. Como é que vês a sua aplicação?

Planificar uma prática no âmbito do tema "As Expressões Artísticas no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e o Desenvolvimento da Autonomia e da Cooperação." tornou-se num trabalho muito interessante que me permitiu presenciar na sala de aula situações que evidenciam que estas áreas não devem ser colocadas de parte ou em segundo plano. O desenvolvimento da autonomia e da cooperação permitem aos alunos serem parte integrante em tudo o que acontece na sala de aula, participando ativamente na construção das suas próprias aprendizagens e na construção de relações com o outro, onde o papel do professor passa por orientar toda a dinâmica que daí vai emergindo. As expressões artísticas com o seu carácter lúdico e expressivo tornam-se deste modo um complemento de toda a atividade escolar, quer a nível da expressão e comunicação, desenvolvimento de atitudes e valores, como também na construção de relações afetivas e sociais.


Mónica, pretendes continuar a investigar na educação? Qual é o próximo passo?

Sim. Na minha opinião o conhecimento e as aprendizagens não estagnam aqui. Ao longo da minha vida profissional como educadora ou professora irei investigar, adotando as caraterísticas da investigação-acção, com o objetivo de melhorar as minhas práticas e de ajudar os meus alunos no seu percurso pré-escolar e escolar.

Também gostava de aprofundar o estudo sobre a importância das expressões artísticas no desenvolvimento infantil pelo que possivelmente será um dos próximos passos a dar.

Parabéns, Mónica, e votos de muito sucesso no futuro!

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