2013/07/06

Mestrado: Estudo do Meio: Os Animais no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico


Dulce Marlene Pereira Luís realizou as provas de defesa do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no passado dia 26 de junho, sob o tema "Estudo do Meio: Os Animais no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico." As provas foram avaliadas por um júri presidido pela doutora Ana Margarida Moura de Oliveira Arroz, sendo vogais os doutores Carlos João Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes e Josélia Mafalda Ribeiro da Fonseca.


Olá Dulce. O que te levou a ingressar neste mestrado? Como surgiu o tema da tua tese de mestrado?

O que me levou a ingressar no mestrado Pré-Pri (como lhe chamamos, na gíria) foi o facto de o mesmo ser um mestrado integrado, o que possibilitará a minha entrada no campo escolar. No entanto, posso e devo referir que desde cedo tinha este sonho, o de me tornar educadora/professora do 1.º ciclo. Conseguir chegar até aqui, após um longo percurso (que foi interrompido cedo) fruto de muito esforço e dedicação, foi o culminar de um sonho como já referi e, por isso, não poderia estar mais feliz.

Relativamente à temática “os animais”, o surgimento desta deveu-se ao facto do Estudo do Meio ser uma área curricular interdisciplinar que permite uma abordagem pluridisciplinar, isto é, permite trabalhar conteúdos relativos a outras áreas, como por exemplo: geografia, história, ciências naturais, cidadania, entre outras. Esta área permite ainda contribuir para a compreensão progressiva das inter-relações entre a Natureza e a Sociedade. A temática abordada mostrou-se pertinente, pois os animais estão presentes na vida das crianças desde tenra idade. 

Aquando dos dois períodos de estágio (em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico), proporcionaram-se diversos momentos didáticos, quer em contexto imediato, quer em saídas de campo. 

Assim sendo, no âmbito da educação pré-escolar, realizaram-se visitas de estudo à Quinta dos Açores, ao Paúl da Praia da Vitória (com o objectivo de se observar aves migratórias e dos Açores, e devo referir que contamos com a preciosa ajuda do Hélder Xavier, tendo o apoio da Ecoteca), visitamos ainda o jardim zoológico de Lisboa e o Oceanário (iniciativa que contou com o apoio e envolvimento dos pais e encarregados de educação da turma em questão e restante comunidade educativa).

Relativamente ao 1º ciclo do ensino básico, desenvolvemos outro projeto, também sobre os animais dos Açores. Para tal realizámos duas visitas de estudo: uma à Quinta dos Açores e outra à Associação dos Animais da Ilha Terceira. Ao longo deste processo tentou-se trabalhar de forma interdisciplinar e para uma educação de valores, onde foram trabalhados os valores de autonomia e responsabilidade.



A tua tese chega a algumas conclusões bastante interessantes. Como é que vês a sua aplicação?

Relativamente às conclusões, as visitas de estudo tiveram um impacto positivo, devido ao seu carácter motivador que estimula os alunos durante as saídas de campo. Ao longo do estágio conseguiu-se entender que todas as crianças que participaram neste estudo já ostentavam alguns conhecimentos relativos a esta temática, pois já se relacionavam com animais do meio local e conheciam alguns animais de outros lugares (através de Banda Desenhada, histórias, vídeos, etc.). Contudo, explorar os animais dos Açores foi uma mais-valia, pois é importante partir-se do meio local e do que as crianças já conhecem.

Tendo em conta a temática abordada, algumas crianças participaram tendo como ponto de partida as suas experiências de vida, ou seja, os conhecimentos sobre animais com que têm contato direto. Evidenciou-se a importância que as crianças dão aos factores de sustentabilidade, de modo indireto, pois estas têm noção que parte dos rendimentos das suas famílias surgem através dos animais, particularmente através da exploração de gado. Simultaneamente, visto que estas crianças pertenciam a um meio rural, a sua maioria estava também ligada à pecuária. 

Através das intervenções notou-se que estas crianças têm cuidados para com os animais. Estas sabem que têm que cuidar deles, para que cresçam tendo uma vida digna. Estão habituadas a acompanhar os familiares na exploração de gado e tratar dos mesmos. No que se refere aos animais domésticos, nomeadamente, o cão e o gato, alguns têm a responsabilidade de os alimentar. 

Através de algumas visitas de estudo foi possível compreender melhor o pensamento das crianças sobre o mundo que as rodeia. 


Dulce, pretendes continuar a investigar na educação? Qual é o próximo passo?

Julgo que investigar é o melhor a fazer, pois quando se trabalha com crianças, e consequentemente no meio escolar, temos que estar preparados para tudo o que se passa à nossa volta.

Pretendo realizar investigação-ação, sempre que se justifique, para que possa melhorar o meu desempenho enquanto profissional de Educação Básica.

O meu próximo passo será o de entrar com o pé direito numa sala de aula, estou ansiosa para que esse dia chegue. Não pretendo ficar apenas pela minha formação inicial, mas sim continuar a aprofundar o meu conhecimento e, sempre que possível, participar em formações, workshops, etc., visto que“Aprender a ser professor é uma viagem longa e complexa, repleta de desafios e emoções. Inicia-se com as diferentes experiências (…) Culmina, formalmente, com a formação profissional, mas continua nas experiências de ensino por que vamos passando ao longo da vida” (Arends, 1995, p. s/p)”.


Parabéns, Dulce, e votos de muito sucesso no futuro!

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