2014/06/03

Palestra "A teoria perfeita: um século de génios e a batalha pela Relatividade Geral " - Pedro Ferreira - 3 junho - 21h00




A teoria perfeita: um século de génios e a batalha pela Relatividade Geral
palestra por Pedro Ferreira, Universidade de Oxford.


Pedro Ferreira é Professor de Astrofísica na Universidade de Oxford e autor de mais de 100 publicações científicas nas áreas de cosmologia e da teoria de Relatividade Geral de Einstein. É também autor de diversos artigos de divulgação de ciência em revistas como Nature, Science, New Scientist e Scientific American, entre outras, e já proferiu palestras de divulgação um pouco por todo o mundo. Já este ano publicou o livro A teoria perfeita: um século de génios e a batalha pela Relatividade Geral em mais de 10 países, incluindo Portugal.

A palestra que irá proferir em Angra do Heroísmo aborda a teoria de Relatividade Geral de Albert Einstein, possivelmente o feito intelectual mais perfeito da física moderna. Em particular, a palestra descreve como esta nos permite conhecer o Universo, ao mesmo tempo que sugere algo do que ainda poderá estar por descobrir. Como resultado de diversos avanços, das observações com telescópios no deserto do Chile até aos trabalhos teóricos mais recentes sobre buracos negros, há hoje uma nova perspectiva sobre o espaço e o tempo.


Organização: Universidade dos Açores /Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (integrado na II Azores School on Observational Cosmology)

Apoio: Turismo dos Açores, FCT

Local: Pequeno Auditório do CCAH

Sem comentários:

Enviar um comentário