2014/06/12

Projeto açoriano premiado no "Acredita Portugal" - Criado por investigadores da Universidade dos Açores


"Um projeto de empreendedorismo designado AzorLinho, que visa recuperar a cultura tradicional do linho criando peças tradicionais e contemporâneas, foi premiado no concurso nacional "Acredita Portugal" na área do Empreendedorismo Social.

Trata-se de um projeto criado por Isabel Amorim, Márcia Coelho, Ana Moura Arroz e Rosalina Gabriel, investigadoras do Grupo da Biodiversidade dos Açores, com sede no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

Os promotores do projeto pretendem "recuperar a tradição do linho, promovendo o envelhecimento ativo e mobilizando desempregados, contribuindo com a venda de artesanato para a economia local nos Açores". De acordo com Isabel Amorim, são necessários cerca de 50 mil euros para que o projeto AzorLinho "possa sair do papel".

Apesar de a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Grater, entre outras já terem aderido ao projeto, o AzorLinho precisa de mais apoios para poder ser viável.

Para além de promover o "saber fazer" com base na tradição da cultura do linho na Terceira, o projeto dos investigadores da Universidade dos Açores pretende dar o contributo para a recuperação de uma cultura que quase não existe na Terceira e com a sua dinamização criar emprego.

De acordo com o regulamento do concurso "Acreditar Portugal", a categoria de Empreendedorismo Social, "destina-se a apoiar projetos que pressuponham a criação de uma associação sem fins lucrativos e que contribuam para a resolução de problemas económicos, sociais ou culturais" e ainda "projetos que promovam a responsabilidade individual assumindo um papel ativo na mudança pretendida".

Para além do projeto AzorLinho, foram também distinguidos, na categoria de Empreendedorismo Social, as iniciativas Book a Street Artist, que recebeu o primeiro prémio, e que visa criar uma empresa "Star up" europeia com o objetivo de valorizar a arte de rua e os seus artistas.

A par do projeto AzorLinho, o Arte Institute foi também finalista nessa categoria, tendo sido proposta uma associação sem fins lucrativos com sede em Nova Iorque para dinamizar e promover a cultura contemporânea portuguesa no mundo.

"Acredita Portugal"

Concorreram ao quartro "Acredita Portugal" cerca 14 mil projetos de empreendedorismo.
Para chegar aos três finalistas na sua categoria, o projeto AzorLinho que teve que passar por 17 rondas eliminatórias.

O concurso "Acreditar Portugal" tem como objetivo "possibilitar que qualquer pessoa, independentemente da sua idade, nível de formação ou ideia possa implementar o seu projeto empreendedor".

É constituído por duas categorias de prémios, o Start-Now (apoio a projetos com âmbito comercial) e Empreendedorismo Social (apoio a projetos sem fins lucrativos) e conta com o patrocínio de uma instituição de crédito nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário