2014/06/18

"PERSONALIDADES TERCEIRENSES DEFENDEM A VIABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE GESTÃO EM ANGRA DO HEROÍSMO" - Diário Insular 18/06/2014

 
"Ao não garantir a abertura do primeiro ano da licenciatura em Gestão no campus de Angra do Heroísmo, no ano letivo 2014/2015, a Universidade dos Açores (UAç) pode estar a promover desigualdades na Região. A ideia foi defendida na passada segunda-feira à noite por Nuno Martins, economista.

O também professor da academia açoriana, que falava na cerimónia de encerramento do ano letivo e conclusão da segunda turma do curso de Gestão no polo universitário angrense, sustentou que há condições para manter a licenciatura em funcionamento e considera que cabe à UAç escolher se quer ser uma universidade promotora de desenvolvimento ou de assimetrias regionais.

"Numa localidade em que há tantos alunos a procurar o curso e há professores disponíveis para dar, tem de haver certamente capacidade da universidade para oferecer o curso, sejam quais forem os problemas institucionais com que se defronte. Se há um problema de acreditação diz-se qual é e resolve-se, porque há recursos para isso num curso que é viável", frisou.

AUTONOMIA DO CAMPUS

Alfredo Borba, diretor do Departamento do Ciências Agrárias, sustentou a necessidade de lutar pela autonomia pedagógica, científica e financeira do campus universitário de Angra do Heroísmo para ultrapassar constrangimentos como este.

"Não somos nós que o fazemos, é o Conselho Geral, em revisão dos estatutos, mas há um pedido do Departamento de Ciências Agrárias para que isso aconteça", frisou, adiantando que não compreende "nenhum movimento ou nenhuma decisão que leve a uma diminuição deliberada do número de alunos de uma instituição".

O presidente da autarquia, Álamo Meneses, também defendeu a autonomização do polo angrense, tendo manifestado a vontade da Câmara Municipal em ser parceira ativa no desenvolvimento da academia.

"Nós, de facto, precisamos de garantir que a Universidade dos Açores é mesmo Universidade dos Açores e não é Universidade de Ponta Delgada, e temos mesmo de garantir que aquilo que é oferta neste campus corresponde àquilo que são as necessidades e as expectativas de quem vive neste concelho e nesta ilha", afirmou.

Recorde-se que a abertura do primeiro ano do curso de Gestão no polo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores encontra-se em suspenso. Em causa estão dúvidas sobre a acreditação do curso no polo. A reitoria da UAç já colocou o problema ao Ministério da Educação e Ciência e está a aguardar uma resposta.

Na cerimónia de encerramento do ano letivo e conclusão da segunda turma do curso de Gestão no campus universitário de Angra do Heroísmo, a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo entregou um prémio no valor de 1000 euros à melhor aluna da licenciatura, Jéssica Rocha."

Sem comentários:

Enviar um comentário