2014/06/04

Mestrado: Uma caracterização dos teores de Azoto no leite (AUL/MUN) nas explorações leiteiras da Ilha Terceira

Diego Pereira Aguiar realizou as provas de defesa do relatório de estágio do Mestrado em Engenharia Zootécnica no passado dia 4 de junho, sob o título "Uma caracterização dos teores de Azoto no leite (AUL/MUN) nas explorações leiteiras da Ilha Terceira." As provas foram avaliadas por um júri presidido pelo Doutor José Estevam da Silveira Matos, sendo vogais o doutor Oldemiro Aguiar do Rego e a doutora Maria de Lurdes Enes Dapkevicius.

Olá Diego. O que o levou a ingressar neste mestrado? Como surgiu o tema da sua tese de mestrado?
Olá. Desde já agradeço a oportunidade de participar nesta entrevista e divulgar os principais aspetos sobre a minha tese de mestrado. Aproveito ainda para parabenizar essa iniciativa de entrevistas aos mestrandos prestes a defender suas teses, visto a valorizar o trabalho realizado pelos mesmos.

O que me levou a ingressar no Mestrado em Engenharia Zootécnica foi sobretudo o gosto pela produção animal e tudo o que rodeia esta temática, além de querer prosseguir o caminho que havia percorrido até então (licenciatura em Ciências Agrárias - Ramo Zootecnia) com o fim de enriquecer a minha aprendizagem e de obter um melhor currículo. O tema da minha tese teve origem principalmente no grande interesse que tenho na temática qualidade do leite e nutrição animal. Para adicionar, penso que é um tema que não tem sido dado a devida importância por parte dos produtores de leite do Açores, que por sua vez poderiam beneficiar muito com a consulta dos teores de ureia no leite das suas vacas. Não devo deixar de referir o enorme auxílio que o Professor Doutor José Matos teve na orientação da escolha deste tema. 

A sua tese chega a algumas conclusões bastante interessantes. Como é que vê a sua aplicação? 
Sim obtive conclusões mesmo muito interessantes. Algumas ideias defendidas por autores citados na minha bibliografia foram refutadas e outras estiveram de acordo. Além disso, obtive bons resultados por parte das explorações de leite da Ilha Terceira, evidenciando que a maior parte das mesmas obtiveram um bom aproveitamento da proteína da dieta fornecida às suas vacas. Para adicionar, obtive conclusões muito interessantes acerca da influência das condições climatéricas sobre os teores de ureia encontrados no leite das diversas explorações da ilha. Penso que os lavradores da nossa Ilha, bem como dos Açores, devem passar a consultar com mais frequência os níveis de azoto ureico no leite das suas explorações, com o fim de fornecer uma dieta mais equilibrada e evitar desperdícios de proteína na dieta ( ou desperdícios de azoto sob forma de adubo), ajustando os teores deste nutriente às necessidades das suas vacas. É preciso ainda ter em atenção a influência que clima possui na variação dos valores de ureia encontrados no leite, visto que altera de maneira severa o valor nutricional das ervas das pastagens.

Pretende continuar na investigação? Qual é o próximo passo?
Para já não sei responder essa pergunta. Tudo vai depender da importância que esta temática terá no futuro para os lavradores da nossa Região. Se o interesse sobre o tema aumentar poderá ser um bom indício de que minha tese e minhas ideias tiveram sucesso e, portanto me dará grande motivação para continuar a investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário