2013/06/14

Divulgação e promoção da ciência produzida pelos bolseiros de investigação


"A política que está a ser concebida e desenhada pelo Governo dos Açores para o sector da Ciência considera que é necessário definir-se um conjunto de eixos de investigação científica que sejam estruturantes para o desenvolvimento da Região, tornando-a competitiva, e para a criação de uma massa crítica consistente, em que será necessário investir.


Porém, tal não pode ser feito sem a colaboração activa dos investigadores, ligados à Universidade dos Açores ou a centros e projectos de investigação científica, bem como das entidades, públicas ou privadas, que, no âmbito das suas actividades e dos seus objectivos, se possam constituir em potenciais utilizadores do conhecimento científico produzido.


Espera-se que deste diálogo entre produtores e utilizadores de conhecimento – de que estas Jornadas serão um exemplo prático – saiam ideias inovadoras e consistentes que nos ajudem a construir uma política para a Ciência nos Açores."
Luiz Fagundes Duarte

Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura

O "Há Vida no Campus" inicia assim um conjunto de publicações com os posters científicos apresentados no âmbito das Jornadas "Ciência nos Açores, que futuro?", promovendo e divulgando a investigação que é realizada no Campus de Angra pelos vários bolseiros de investigação.


No entanto, o primeiro poster apresentado é da autoria do professor Paulo Borges, intitulado "Contributo internacional da investigação produzida nos Açores sobre 154% em 6 anos", que dado o seu conteúdo, pareceu-nos ser adequado para a abertura desta iniciativa do blog.

Descrição do Estudo:

Neste estudo realizámos uma análise bibliométrica referente às publicações periódicas dos Açores disponíveis na Science Citation Index (SCI), entre 1974-2012, explorando vários indicadores: “média de autores por estudo” e “factor de impacto” ao longo do tempo e por disciplina, “rede de colaborações” com o continente português e outros países, “áreas de investigação”, “palavras chave” e “categorias do Web of Science” além do “número total de citações” e do “número de páginas”. A produção científica nos Açores tem vindo a crescer, destacando-se os últimos seis anos (154%), seguindo uma tendência análoga à de Portugal continental. Os principais temas de publicação situam-se no âmbito das Ciências Naturais. Verifica-se que o factor de impacto das publicações cresceu, passando de 2.0 em 1999 para 2.6 em 2012. A relevância internacional das publicações também tem vindo a aumentar, sendo que em 1999 se registou o valor mais baixo, 1.7 vezes em média, enquanto que em 2009 uma publicação foi citada, em média, 2,5 vezes. Cerca de metade das 50 publicações mais citadas por ano foram publicadas entre 2007 e 2009. Três quartos das publicações possuem pelo menos um co-autor de outra região, sendo as colaborações mais importantes com instituições nacionais (22%), mas também com o Reino Unido (13%), Espanha (11%) e USA (9%).

Sem comentários:

Enviar um comentário