2013/06/17

Lançamento do livro "Encontro de Corpos"


Será lançado o livro "Encontro de Corpos", da autoria da Professora Doutora Enfermeira Cidália Frias no Auditório da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, no dia 21 de Junho de 2013, pelas 17 horas, com apresentação da Sra. Diretora da ESEnfAH-UAc, Professora Jesuína Varela.

"Encontro de Corpos - O processo de construção de cuidados enfermeiro/pessoa em fim de vida" baseia-se na dissertação de doutoramento em Enfermagem da autora que...

...através de um estudo de natureza indutiva, recorreu à metodologia grounded theory, com o intuito de compreender a natureza e o processo de interacção enfermeiro/pessoa em fim de vida, identificar as intervenções terapêuticas dos enfermeiros na interacção/partilha de corpos e contribuir para o desenvolvimento de uma teoria de médio alcance.

Como características globais deste processo conclui-se que a interacção enfermeiro/pessoa em fim de vida se vai fortalecendo no tempo e que as potencialidades terapêuticas das intervenções têm em conta as condições contextuais, a empatia, a cumplicidade e a confiança, sendo também, um processo co-construído e prolongado no tempo. 
(Excerto de Wook)

Sem comentários:

Enviar um comentário