2014/01/16

Enfermeira e…desportista




Texto da autoria da Enfermeira Ana Júlia Silva

O desenvolvimento no domínio científico de Enfermagem é caracterizado pela necessária afirmação do profissional como um relevante ator social. Neste âmbito, importa realçar que uma das competências do enfermeiro, no domínio da prestação de cuidados, é a promoção da saúde. Feita esta pequena nota introdutória e transpondo para a prática desportiva, esta tem vantagens reconhecidas no desenvolvimento do ser humano, tanto na vertente física, como psíquica e social. 

Mas que ligação estabelecer entre enfermagem e desporto?! Falando um pouco da minha experiência pessoal, desde bem cedo, com apenas 4 anos de idade, iniciei uma modalidade desportiva que me acompanha até aos dias de hoje…a ginástica rítmica. O espírito competitivo que se desenvolve afirma a responsabilidade de fazer mais e melhor, sempre com fair play, pois o desporto deve ser praticado de forma saudável e de acordo com os seus desígnios fundamentais. Também se desenvolve a capacidade de organização, essencial a um adequado rendimento escolar, para além de imbuir um conjunto de princípios. Destaco o respeito, a prossecução de objetivos e a capacidade de endurance.

Agora, na qualidade de profissional de saúde, como enfermeira de formação, vejo e revejo ainda mais a importância da atividade física e todo o desenvolvimento que me proporcionou e continua a proporcionar. As vantagens anteriormente descritas da atividade física são paralelas ao conceito de pessoa, sendo a pessoa elemento central do cuidado em enfermagem. Os cuidados de enfermagem tomam por foco de atenção a promoção dos projetos de saúde que cada pessoa vive e persegue. 

A defesa dos princípios deve ser uma preocupação constante de todos. Como enfermeira e desportista, tenho como principais princípios orientadores o respeito pela dignidade humana, responsabilidade perante a sociedade e excelência na relação com os outros. Realizando um pouco o papel de ator social que o enfermeiro deve ter, especificamente através da promoção da saúde, realço os efeitos benéficos da atividade física regular que são sobretudo ao nível cardiovascular, metabólico, imunitário, locomotor, na saúde psicológica e na qualidade de vida e bem-estar. Outrora Nelson Mandela afirmou, “Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável”.

Publicado no Diário Insular em 06/01/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário