2014/01/28

Universidade dos Açores com três candidatos a reitor (notícia Diário Insular)

2014/01/28

"Terminou ontem o prazo de entrega de candidaturas à reitoria da Universidade dos Açores (UAc). Alfredo Borba, João Luís Gaspar e Tomaz Dentinho são os três candidatos a líderes da academia açoriana.

O primeiro a apresentar um projeto para a instituição foi Tomaz Dentinho, professor de Economia. No documento, defende que, para ser sustentável, a UAc tem de aumentar o número de alunos e, nesse sentido, alargar o leque de cursos que oferece, adaptando-os à procura.

O docente, que confirmava a sua candidatura caso não aparecesse um candidato com uma visão ou um projeto semelhante, lamentou o decréscimo de importância do campus de Angra do Heroísmo e defende também que o número de funcionários da academia açoriana pode aumentar ao invés de diminuir.

João Luís Gaspar, que integra o conselho geral da UAc, já tinha, entretanto, confirmado o seu nome na corrida à reitoria sem, no entanto, deslindar mais pormenores sobre o seu projeto. O candidato já remeteu declarações sobre esta questão para depois da publicação dos editais com os nomes que concorrentes.

Ainda assim, e de acordo com o jornal Correio dos Açores, o investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da UAc difundiu, em dezembro, dentro da academia açoriana, uma mensagem em que dizia que, apesar do momento difícil que se vive no seio da universidade, há condições para construir "um projeto abrangente e mobilizador que permita à nossa instituição atingir níveis de qualidade e competitividade compatíveis com o potencial que sabemos ter".

O último a juntar o seu nome à lista de candidatos foi Alfredo Borba, diretor de Departamento de Ciências Agrárias. Em declarações a DI, o professor sublinhou que o seu projeto para a instituição "assenta em princípios de sustentabilidade e equilíbrio económico e financeiro e qualidade no ensino e na investigação". Alfredo Borba, recorde-se, é o único professor catedrático a concorrer à reitoria.

O processo de eleição do novo reitor da UAc - que se desencadeou com a saída de Jorge Medeiros em dezembro - prossegue nos próximos dias. Segundo o calendário eleitoral, publicado na página da universidade, a reunião da comissão eleitoral, que analisa os processos de candidatura - enviados em versão impressa e digital -, decorre hoje. A apreciação da documentação termina amanhã.
De 30 a quatro de fevereiro acontece um período de recurso, sendo que a audição dos candidatos está marcada para 11 e 12.

Os conselheiros da academia açoriana escolhem o novo reitor por voto secreto no dia 13. A tomada de posse está prevista para o dia 28 do próximo mês."

Sem comentários:

Enviar um comentário