2013/02/05

CONVITE - Colóquio - "Identidade e Comunicação Social. O caso do serviço público de audiovisual nos Açores"




O Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, associando-se a jornalistas e outros profissionais da Comunicação Social da Ilha Terceira, organiza dia 07 de fevereiro, a partir das 20h30, no auditório do Campus de Angra do Heroísmo, no Pico da Urze, um colóquio intitulado "Identidade e Comunicação Social. O caso do serviço público de audiovisual nos Açores".


São oradores o Professor Doutor José Manuel Mendes, da Universidade de Coimbra - "Serviço público de audiovisual nos Açores: uma simples janela para o mundo, ou o mundo que queremos construir?” -, e a Professora Doutora Catarina Duff Burnay, da Universidade Católica Portuguesa – “A ficção da RTP-Açores: História, Memória e Identidade”. Após as conferências, seguir-se-á um período de debate. A moderação estará a cargo de Victor Alves, chefe da delegação da Terceira da RTP-Açores.


O tema deste colóquio parece-nos de particular pertinência, dado o debate em curso em Portugal e também nos Açores, sobre o futuro do serviço público de audiovisual.


José Manuel Mendes é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Auxiliar. É investigador do Centro de Estudos Sociais, tem trabalhado nas áreas das desigualdades, mobilidade social, movimentos sociais e ação coletiva e, mais recentemente, nas questões relacionadas com o risco, a vulnerabilidade social e a comunicação na área do risco. É co-coordenador com Stefania Barca e Hermes Costa do Núcleo POSTRADE - Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades. É co-coordenador com Rita Serra do Observatório do Risco - OSIRIS,
sediado no Centro de Estudos Sociais. É co-coordenador com Luísa Sales do Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais. Publicou recentemente o livro organizado com Pedro Araújo "Os lugares (impossíveis da cidadania: Estado e risco num mundo globalizado". Coimbra: Almedina (2012).


Catarina Duff Burnay é doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde iniciou a carreira académica em 2002. Leciona as disciplinas Introdução à Comunicação e Públicos e Audiências ao 1º ciclo, e Media e Género e Produção e Programação ao mestrado em Ciências da Comunicação. Professora-Secretária da FCH, Coordenadora da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e Co-coordenadora da equipa portuguesa para o Observatório Iberoamericano da Ficção televisiva. Em novembro de 2012 iniciou o seu pós-doutoramento na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.


PARCERIAS:

Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Bensaúde Turismo

Grupo Sata

Sem comentários:

Enviar um comentário