2013/02/28

Jantar convívio na Residência Universitária do Morrão


Unidos para uma Gestão adequada dos Recursos

No passado dia 22 de fevereiro, sob a coordenação do Gabinete de Apoio ao Aluno, realizou-se um jantar convívio na Residência Universitária (RU) do Morrão tendo como objetivo a sensibilização dos residentes para uma gestão adequada dos recursos, nomeadamente no que concerne aos consumos de água, luz e gás bem como à reciclagem e reutilização de materiais.



O jantar realizou-se na sala de convívio da RU, onde com a ajuda de alguns dos residentes foram organizadas e ornamentadas as mesas e o espaço envolvente (reutilizando materiais). A refeição teve início aproximadamente pelas 19h45, tendo como imagens de fundo um powerpoint preparado para o efeito e música ambiente selecionada pelos residentes.


Após o jantar, em ambiente descontraído, foram vistos e comentados alguns vídeos alusivos ao tema, tendo os residentes presentes apresentado algumas soluções ecológicas fruto das suas próprias experiências e conhecimentos pessoais e académicos sobre a matéria, alguns exemplos:
  • Alunos estrangeiros falaram acerca do modo como a reciclagem é aceite nas suas zonas de origem;
  • Sugestão de colocação de garrafas de água cheias dentro dos autoclismos de modo a reduzir o consumo em cada descarga;
  • Reutilização dos sacos de compras em supermercado para as cozinhas e Wc da RU Morrão;
  • Proposta de estudo dos consumos na RU Morrão lançada pela aluna de Mestrado Raquel Pereira

Seguiu-se uma dinâmica de grupo, também alusiva ao tema, onde através do recurso a mímica, um aluno tentava passar a mensagem aos restantes que tinham de adivinhar a palavra ou frase em questão. Esta dinâmica gerou a participação ativa dos residentes que colaboraram nesta iniciativa - suscitando momentos de grande diversão. 
 
Um bem haja a todos!

Porque no fim de contas - estamos juntos por uma UAC melhor!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário