2013/11/07

"Investigação para um Currículo Relevante" - apresentação de livro de Francisco Sousa


 
Francisco José Rodrigues Sousa, professor auxiliar no Departamento de Ciências de Educação, em Angra do Heroísmo, apresenta no próximo dia 9 de Novembro, pelas 18h00, o livro "Investigação para um Currículo Relevante", de qual é co-autor. A apresentação está integrada no programa do Outono Vivo 2013, a decorrer na Praia da Vitória.
 
Que respostas para a comunidade educativa podem ser encontradas no livro "Investigação para um Currículo Relevante"?
 
O livro evidencia que um trabalho sério de investigação-ação orientado para o estudo de problemas sentidos por profissionais da educação pode contribuir decisivamente para a resolução ou para a atenuação desses mesmos problemas. No caso particular do projeto ICR, do qual resulta esta publicação, um dos principais problemas abordados foi o desinteresse revelado por muitos alunos em relação à escola e ao currículo. O projeto orientou-se predominantemente para a compreensão das causas desse desinteresse ou alheamento, tomando por referência a hipótese de que ele estava associado a um défice de reconhecimento, por parte desses alunos, da relevância do currículo para a sua vida extraescolar. Com base nessa compreensão, foram delineadas estratégias de ensino através das quais se procurou aumentar, junto dos alunos, a consciência de que aquilo que os professores tentam ensinar-lhes na escola tem uma importância que não se esgota na própria escola, ou seja, não serve apenas para alimentar respostas a testes escritos. É conhecimento útil para a compreensão do mundo à sua volta e para a intervenção nesse mesmo mundo.
 
 
Em que consiste o processo de investigação colaborativa?

No caso particular da investigação em educação, consiste numa abordagem à investigação que implica a constituição de equipas nos quais todos têm o estatuto de investigadores - os universitários e os profissionais do ensino não superior -, no pressuposto de que todos possuem conhecimentos e competências importantes para a produção de conhecimento sobre a realidade educativa. Os primeiros porque têm, em princípio, uma formação mais avançada em investigação, que os torna capazes de transformar problemas que tendem a ser enfrentados de forma intuitiva em problemas abordáveis de uma forma metódica, que conduza à produção de conhecimento sólido e comunicável sobre esses mesmos problemas. Os últimos porque, num certo sentido, conhecem os referidos problemas melhor do que ninguém, sentem-nos "na pele" como ninguém, pelo que o seu contributo para a caraterização dos casos a estudar é indispensável. Não se trata, portanto, de uma abordagem à investigação em que investigadores externos (os universitários) se deslocam às escolas para recolher dados e os profissionais que trabalham nessas escolas desempenham o papel de fornecedores de dados. Trata-se, isso sim, de uma abordagem em que todos têm o estatuto de membros de uma equipa de investigação e a todos são reconhecidas competências úteis ao avanço do processo de investigação, numa perspetiva de complementaridade.
 
 
Este livro é um ponto de chegada ou de partida?

É um ponto de chegada na medida em que relata um projeto cujas atividades já estão encerradas. Poderá ser também um ponto de partida se contribuir para o surgimento de novos projetos de natureza semelhante. Mas o eventual surgimento de novos projetos de natureza semelhante depende de muitos fatores. Depende sobretudo, na minha perspetiva, da criação ou não de condições para que o trabalho dos professores investigadores seja reconhecido e valorizado. O projeto ICR dependeu em demasia do entusiasmo, dedicação e boa vontade de alguns professores. São necessários outros incentivos. E não me refiro necessariamente a incentivos de natureza monetária ou material. Refiro-me, por exemplo, à possibilidade de a participação em projetos deste tipo ser mais valorizada em sede de avaliação do desempenho docente nos ensinos básico e secundário.

Sem comentários:

Enviar um comentário