2013/11/15

Professor Mário Fortuna - reeleito diretor do Departamento de Economia e Gestão




Que papel tem tido o Departamento de Economia e Gestão (DEG) no desenvolvimento dos Açores?

O DEG tem tido um papel fundamental no desenvolvimento dos Açores quer por via da capacitação de profissionais nas subáreas da economia e da gestão quer através da promoção do empreendedorismo refletido em múltiplos projetos de empresas desenvolvidas por alunos que à sua capacidade técnica aliaram, também a sua capacidade empreendedora. Hoje quase não se encontra uma empresa ou um serviço público que não tenha um antigo aluno do DEG.
À capacitação através da formação dos recursos humanos, adiciona-se como contributo inquestionável do DEG o estudo dos mais diversos temas quer através do trabalho dos docentes quer através das muitas dissertações já concluídas com aplicações aos Açores.

Quais os principais desafios que o departamento tem pela frente?

Os desafios do DEG são, neste momento, a sua adaptação ao momento difícil por que passa a Região e, sobretudo, a Universidade, no sentido de manter a sua sustentabilidade, aspeto que está, em parte, cumprido com a acreditação dos cursos que o DEG assegura há já vários anos e com procura continuada. Resta consolidar e adaptar alguma da oferta pós graduada, evolução natural na qualificação dos recursos humanos na área. Esta formação pós graduada deverá assumir a forma de cursos de pós-graduação, mestrados e doutoramento.

Como se pretende afirmar o DEG no mundo universitário, por via duma clara vantagem competitiva, no que concerne à sua oferta letiva e centros de investigação

A afirmação do DEG tem-se feito sempre através da qualidade dos seus programas, da qualidade do ensino e da qualidade da investigação. A componente do ensino é avaliada pela A3ES e, neste específico, com já referido, temos tido bons desfechos com a acreditação dos cursos principais. Na componente de investigação os resultados foram, também, muito positivos com a avaliação do CEEAplA com a classificação de Muito Bom.
Temos o desafio imediato de avaliação do CEEAplA que esperamos virá a ter um desfecho positivo, mais uma vez.

Após quatro anos de funcionamento do curso de Gestão no Campus de Angra do Heroísmo, qual o balanço que faz desta decisão?

O balanço do curso na Terceira é, no nosso entender, muito positivo. Respondeu-se a uma procura efetiva e consolidou-se o curso com um corpo docente que se vai aperfeiçoando na lecionação do programa já mais do que testado em S. Miguel. Foi uma aproximação positiva ao mercado gerando-se a massa crítica necessária para uma oferta não só positiva para o meio com também rentável para a Universidade. Houve uma combinação virtuosa dos objetivos da Universidade, da comunidade e dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário