2013/11/19

Protocolo com o Centro de Intervenção Psicológica e Pedagógica




Foi recentemente assinado um protocolo entre o Centro de Intervenção Psicológica e Pedagógica (CIPP) e a Associação de Estudantes. Falámos com Filipe Fernandes e Francisco Simões, psicólogos clínicos do CIPP.  
Qual o objetivo deste protocolo e quem são os beneficiários do mesmo?
A constituição do protocolo partiu do desejo de dar continuidade a uma colaboração entre o CIPP e a Universidade dos Açores (iniciada em 2005 e que cessou, por imperativos financeiros da Universidade, no final do ano lectivo 2011/2012), ao abrigo da qual mais de uma centena de alunos acederam aos serviços de Psicologia Clínica.
Com este novo protocolo, será recriada uma via privilegiada de acesso aos serviços proporcionados pelo CIPP, designadamente no que concerne à Psicologia Clínica e à Terapia da Fala, permitindo o acesso aos mesmos em condições muito vantajosas.
O protocolo assinado prevê o acesso de alunos do Campus de Angra da Universidade dos Açores aos serviços do CIPP, em condições muito vantajosas, que implicam uma redução dos honorários de 33% (no caso da Psicologia Clínica) e de 15% (no caso da Terapia da Fala). Após sugestão da Associação de Estudantes, e atendendo a solicitações existentes, estendeu-se a abrangência do protocolo aos docentes (e familiares directos) e funcionários (e familiares directos) do Campus, proporcionando uma redução de 15% no acesso aos serviços de Psicologia Clínica.
As condições propostas visam, igualmente, potenciar o acesso aos serviços do CIPP, numa conjuntura desafiante para a maioria das famílias e, em particular, para aquelas que possuem alunos a frequentar propostas de ensino promovidas pelo Campus de Angra.

É comum haver algum preconceito sobre o recurso a serviços de Psicologia Clínica e por vezes o problema poderia ser acompanhado mais cedo. Quais os sinais de alerta para situações destas e que conselhos dariam a quem necessita deste tipo de ajudas?
 A experiência que temos tido no CIPP é que a visão negativa no acesso a serviços de psicologia tem vindo a ser substituída por uma noção mais realista do significado do apoio psicológico. Isso deve-se, porventura, à ideia cada vez mais clara da parte das pessoas de que a saúde não se pode pautar, apenas, por um estado de bem-estar físico. Tal facto indica um padrão de maior exigência de cada um relativamente ao seu bem-estar. Por outro lado, a Psicologia Clínica tem por objectivo propor mudanças que gerem maior bem-estar pessoal e não apenas o tratamento de patologias, como muitas vezes, e de forma errada, se pensa. Contudo, é preciso reconhecer que a procura de apoio psicológico parte, normalmente, de sintomas que, na verdade, são apenas o sinal da necessidade de realizar essas mudanças. O prolongamento no tempo de mal-estar psicológico e físico associado ao stress, a estados emocionais negativos como tristeza ou ansiedade recorrentes, a alteração de rotinas como o sono ou o apetite ou as dificuldades de adaptação geral em relação a uma mudança muito significativa são, usualmente, os sinais subjectivos que levam a um pedido de ajuda. Agir o mais cedo possível, de modo a evitar que determinados comportamentos que causam dano não acabem por cristalizar ou para que as suas repercussões não sejam tão acentuadas são as duas recomendações gerais que nos parecem fundamentais.
Que outros serviços são prestados pelo CIPP?
No CIPP, além da Psicologia Clínica, proporcionamos serviços nos domínios da Terapia da Fala, do apoio pedagógico e das explicações, bem como da Orientação Vocacional e Profissional. Procuramos, igualmente, dotar a nossa acção de um cariz comunitário, dinamizando eventos ou respondendo a solicitações que nos são endereçadas por pessoas ou organizações.


 Qual a forma de contato com o Centro?
O Centro de Intervenção Psicológica e Pedagógica, que se situa na Rua do Galo, em Angra do Heroísmo, pode ser contactado pelo 918179638 ou pelo 966039216, bem como pelo endereço electrónico cipp@cipp-terceira.com. Aproveitamos para destacar o nosso novo site (www.cipp-terceira.com) e o nosso perfil de Facebook (www.facebook.com/CIPP.Terceira), onde partilhamos conteúdos relevantes das áreas do saber em que intervimos e diversos aspectos do quotidiano do CIPP. Aguardamos uma visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário