2013/11/01

Renasce o Núcleo de Ambiente da Universidade dos Açores


Herlander Lima, nas suas próprias palavras...
Chamo-me Herlander Lima, tenho 22 anos, sou estudante no 2º ano de Guias da Natureza da Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo.

Sou natural de Palmela (distrito de Setúbal) e sempre fui apaixonado por actividades ligadas à natureza, sendo este um dos principais impulsos que me motivou a ingressar no curso. Estou a residir nos Açores desde Janeiro de 2013 (excepto nos meses de Julho, Agosto e Setembro) e sou actualmente estudante, Presidente da Comissão Executiva do NAUA, monitor de escalada d"Os Montanheiros e trabalhador no Hotel Terceira Mar.

Adoro estar na Ilha Terceira, devido sobretudo à proximidade entre as mais diversas actividades. Num raio de 10 km é possível fazer escalada, ir à praia, acampar, fazer um trilho, fazer surf (estou a iniciar aqui na ilha), ir à universidade (claro!), slackline, entre muitas outras coisas.

Herlander faz slackline

Bom dia Herlander. Com os teus colegas, és responsável pelo renascer do Núcleo de Ambiente da Universidade dos Açores (NAUA). Fala-nos um pouco deste grupo, da sua origem, objectivos, e de como surge este novo impulso.

O NAUA surgiu em 2001, através de um grupo de alunos de Engenharia do Ambiente motivado em procurar resolver/promover/sensibilizar para a resolução de problemas ambientas no Campus da Terra-Chã. Nessa altura foram realizadas diversas actividades, destacando as Jornadas do Ambiente.

Este novo impulso e tentativa de reanimação do NAUA, surge por um grupo mais diverso de pessoas, englobando alunos e professores de diversas áreas e etapas de formação, motivados pela tentativa de dinamização do espaço académico e pela aproximação da academia à comunidade local.

O mandato dos actuais membros, deu início no passado dia 17 de Abril de 2013, sendo que na fase inicial demos prioridade ao tratamento de questões burocráticas, pelo que só recentemente, o NAUA atingiu alguma estabilidade neste sentido.

Recolha não oficial de Lixo do NAUA e amigos na Fajã de Santo Cristo (São Jorge) 
Realizámos até hoje o "Festival Ambientarte" (evento dedicado a crianças no Relvão no âmbito do Dia Mundial da Criança); participação na "Feira do Ambiente" na Praia da Vitória. organização do debate "Angra Ambiente que Futuro 2013" (no âmbito das eleições autárquicas); e realização do "Workshop de iniciação à Micologia".

Queremos e consideramos importante "dar a volta" ao "pensamento negativo" que assola o País e a região e obviamente (principalmente) a Universidade dos Açores. Ficar parado e criticar não é a nossa política e pensamos que a adversidade cria o engenho e que os momentos menos bons, como o que vivemos actualmente, são momentos de oportunidade.


Recentemente o NAUA organizou um Workshop sobre Micologia. Qual a motivação para esta iniciativa? Qual é o balanço que faz?

Esta iniciativa surge através de uma conversa via e-mail entre o Rui Carvalho (actual membro do NAUA e bolseiro de investigação na Universidade dos Açores) e o Professor Paulo Oliveira (Professor na Universidade de Évora; Fundador do Grupo de Micologia de Évora; e Formador no Workshop sobre Micologia). Numa abordagem inicial, verificou-se que o número de cogumelos parecia ser inferior à quantidade esperada, dadas as condições propícias de humidade e temperatura. Ao tentar procurar uma confirmação a esta questão, verificou-se que a investigação na área da micologia nos Açores é quase inexistente.

Workshop de Micologia - Foto de Rosalina Gabriel
Neste contexto, surge a vontade de obter respostas e de avançar com o conhecimento científico nesta área para a ilha Terceira e Açores, nascendo a ideia de criar um projeto de investigação totalmente composto por voluntários, que dedicam o seu tempo livre a recolher e identificar cogumelos silvestres. O Workshop surgiu inicialmente para conseguir fundos para a vinda do Professor Paulo Oliveira, cientista com conhecimentos de micologia bem consolidados, com o objectivo de ensinar e incentivar os voluntários interessados para a aprendizagem nesta área.

O balanço foi bastante positivo, sendo que como resultado do workshop foram identificadas pelo Prof. Paulo mais de uma dezena de novas espécies para os Açores, demonstrando que o potencial científico da micologia na região é imenso.

Workshop de Micologia - Foto de Inês Ribeiro
A ideia agora será continuar a trabalhar em colheita e identificações em diferentes datas e habitats, dando continuidade ao que foi apreendido e abrindo as portas para a investigação dos cogumelos nos Açores.


Quais são os planos do NAUA para actividades futuras? Como vêem o papel do NAUA no seio da Universidade dos Açores, e na comunidade mais alargada da ilha Terceira e Açores?

Queremos com o NAUA iniciar uma criação progressiva de sinergias entre a Universidade dos Açores e a comunidade. Acreditamos ser possível fazer mais e melhor e queremos acima de tudo devolver o interesse dos alunos pelo espaço académico, pela aprendizagem e pela participação activa em prol da instituição.

O nosso papel passará por conseguir passo a passo, avançar nos nossos objectivos, sendo prioridades principais a Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo e a comunidade local. Seria óptimo, conseguirmos uma projecção regional no futuro, porém ainda existe muito trabalho a ser feito nesse sentido.

Neste momento estamos a apostar na criação de uma sede para a associação, o que consideramos essencial para o nosso desenvolvimento e afirmação. Temos algumas actividades programadas, mas ainda não calendarizadas, pelo que preferimos avançar com a divulgação quando tivermos informações mais concretas sobre estas.

O nosso calendário nunca está fechado. Estamos abertos a todos os que se interessem na criação de uma Área Temática dentro da Direcção do NAUA para a promoção de actividades que considerem do vosso interesse e que sejam importantes para a ilha Terceira ou para uma comunidade específica. O NAUA dará o apoio possível para a concretização dos projectos. Fica então o convite, basta que os interessados iniciem um contacto para o nosso e-mail (no fim da entrevista), apresentando as suas ideias/projectos.



Podem seguir-nos no facebook através da nossa página página...

E saber mais sobre o NAUA, associar-se, participar, fazer sugestões, entre outros, pelo mail naua@uac.pt.

Novidades brevemente....

Saudações ambientais,
Herlander Lima

Obrigada, Herlander, pela entrevista, e votos de bom trabalho para o NAUA!

Sem comentários:

Enviar um comentário