2014/02/17

Emiliana Silva, o "dia seguinte" às provas de agregação


Nos dias 6 e 7 de fevereiro, decorreram as provas de agregação requeridas pela professora doutora Emilina Silva, tendo sido aprovada por unanimidade. Segue-se uma breve conversa, na sequências dessas provas.

Num percurso académico, o que significam "provas de agregação"?

As provas de agregação, para mim, são um objetivo de vida. São, assim, as últimas provas públicas académicas da carreira universitária, onde um júri, maioritariamente composto por professores catedráticos externos à universidade do candidato, faz a avaliação de todo o percurso académico e profissional do candidato, sendo atribuído o grau de agregado, e ficando o candidato em condições de concorrer ao cargo professor catedrático. São umas provas difíceis, muito exigentes ao nível de percurso profissional e académico que requerem muito trabalho, empenho e dedicação pessoal.

A lição que apresentou tinha como tema "Modelos de análise da decisão multiobjetivo", de que se trata?

A decisão é comumente tomada num contexto de objetivos múltiplos. De um modo geral, o aumento do rendimento pode ser apenas o único objetivo que condiciona a decisão. Mas nem sempre é assim, para além do rendimento podem existir outros objetivos, por exemplo ambientais, que sejam relevantes nos comportamentos dos decisores. No entanto, no caso dos agricultores açorianos verificamos que a rentabilização e empregabilidade da mão-de obra (fator trabalho) tem mais importância do que o rendimento e que este é menos importante do que se esperava. Acaba por se explicar da seguinte maneira, se eu ganhar o euromilhões, o meu objetivo pode deixar de ser ganhar mais dinheiro e passa a ser passear por este maravilhoso planeta. Claro que a modelação envolve modelos matemáticos (extensões da programação linear) que utilizam informação para dar resultados que suportem as nossas decisões. Nesta aula, pretendeu-se apresentar os métodos de programação multiobjetivo (modelos matemáticos) que nos permitem apoiar a decisão.

Quais os passos seguintes na sua carreira?

Passos seguintes na carreira, ficar atenta aos concursos de professor catedrático na área de economia agrária nas universidades portuguesas, e quiçá, passar uma temporada a trabalhar a em organizações internacionais…espreitar as oportunidades que surgirem e arriscar.

Sem comentários:

Enviar um comentário