2014/02/08

PERCURSOS: Luis Miguel Gomes


PERCURSOS com Prof. Luis Miguel Gomes, da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo.

Quem é Miguel Gomes?
Sou um enfermeiro que desde cedo optou pelo exercício profissional na área do ensino. Ser enfermeiro não foi uma vocação. Iniciar o curso em março de 1985, numa ilha pós-sismo de oitenta, numa família em dificuldades foi uma oportunidade de formação e emprego que sempre soube aproveitar. Sou professor e é na área da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica que me sinto mais confortável.

Inconformado com a “crise troikada” que vivemos em todas as dimensões das nossas vidas, reservo a esperança para um futuro melhor. Tenho nos filhos a minha melhor obra de vida, um orgulho e amor imensurável.

O que destaca do seu percurso?
Destaco todas as pessoas e processos que toquei com a minha forma de ser, com os meus conhecimentos, competências, potencialidades, vulnerabilidades e também incompetências.

O desempenho de funções de Presidente do Conselho Diretivo da ESEnfAH – UAc marca o percurso pessoal e institucional de forma muito acentuada.

O Doutoramento em Enfermagem é um marco muito importante, mas ainda não vivi o êxtase da sua conclusão, não senti a expectável diferença entre o antes e o depois… possível efeito conjuntural.

A nível da docência destaco as situações em que vivi momentos de satisfação pelo sucesso dos meus estudantes.

Onde se vê em 2020?
Um professor de enfermagem e de profissionais de áreas da saúde e afins que encontram na Universidade dos Açores (no campus do Pico da Urze) o local por excelência para a sua formação a todos os níveis e com todas as configurações possíveis à época, num sistema de ensino superior (ponto parágrafo). [O que distingue o sistema binário universitário/politécnico é somente um decreto-lei.] Com recordações de um período de crise e transições pessoais, profissionais e organizacionais, revejo-me como uma melhor pessoa, muito mais tranquilo.

O que gostaria de fazer, que ainda não conseguiu fazer, mas que vai fazer?
Em termos profissionais aumentar as competências de intervenção na prática clínica e integrar um núcleo de investigação especializado na área da enfermagem, educação e promoção da saúde humana na Universidade dos Açores. Publicar a tese de doutoramento em enfermagem pelo dever ético de divulgar os resultados da teoria situacional desenvolvida sobre a presença como cuidado de enfermagem. Em termos pessoais encontrar um equilíbrio satisfatório adequado à instabilidade da vida na atualidade – uma construção diária - e contemplar a felicidade dos que me são próximos.

Sem comentários:

Enviar um comentário