2014/03/31

Investigador do Grupo da Biodiversidade é agora membro do projecto ISLANDS do CESAB




O investigador Paulo A.V. Borges do Grupo da Biodiversidade dos Açores (CITA-A) é agora um dos investigadores associados ao projecto de investigação francês "ISLANDS -Community Assembly on Remote Islands: Does the Equilibrium Theory Apply?" liderado por Christophe Thebaud, e financiado pela CESAB - Center for Synthesis analysis of biodiversity.

Na última semana Paulo A.V. Borges participou com outros 12 investigadores de vários países num workshop em França, contribuindo com a investigação realizada nos Açores em ecologia e biogeografia para avaliar a importância dos fatores históricos sensu lato, incluindo a dinâmica evolutiva das espécies endémicas, na construção das comunidades ecológicas em ilhas, sendo investigados uma grande variedade de organismos e diferente arquipélagos insulares.

O projeto também terá como objetivo a formulação de uma nova teoria geral da biogeografia de ilhas que estará mais perto de observações empíricas e permitirá uma melhor apreciação do valor patrimonial da biodiversidade em ambientes insulares.

Assim, o Grupo da Biodiversidade dos Açores está agora representado em dois grandes projectos internacionais que pretendem desenvolver novas teorias sobre a biodiversidade em ilhas oceânicas, este projecto liderado por investigadores franceses e financiado pelo CESAB, e o projecto BIG liderado por investigadores baseados na Universidade de Oxford. Mais informações neste link.

Sem comentários:

Enviar um comentário