2014/03/02

Publicações: Incerteza numérica e suas implicações


Foi publicado no Journal of Applied Mathematics and Physics um artigo da minha autoria e do colega Nuno Martins, intitulado "Numerical Uncertainty and Its Implications". Verificamos que os números naturais não são coincidentes com os mesmos números que resultariam da aplicação de algoritmos como a divisão, radiciação e multiplicação. Ou seja, o número 1 natural não é igual ao número 1 real. Todos os números reais têm associada uma incerteza algébrica. Essa incerteza algébrica é quântica.

Daqui se conclui que a exploração de um fenómeno natural com uma ferramenta quântica, pode detetar um fenómeno quântico, sem que esse fenómeno tenha essa quântica natureza.

Aborda-se também a questão da indivisibilidade da carga eléctrica do electrão. Fenómenos emergentes apontam para a existência de cargas fraccionarias do electrão, em oposição ao princípio da indivisibilidade da carga eléctrica do electrão.

Concluímos que é possível ter aparentes cargas fraccionarias, sem que ocorra divisão da carga do electrão, porque essa carga não pode ser dissociada da sua massa. Sendo a massa do electrão relativista, a sua carga também terá que o ser. Assim sendo, quando a massa do electrão aumenta, a sua carga diminui, sem se dividir.

Quem estiver interessado em lê-lo, pode fazer o download do artigo que está em Open Acess em http://www.scirp.org/journal/jamp/

Félix Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário