2014/03/01

PERCURSOS: Timothy Lima




PERCURSOS com professor Timothy Lima, da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo

Quem é Timothy Lima?
Enfermeiro, docente da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, equiparado a Professor Adjunto. Coordenador Departamental de programas de mobilidade ESENFAH/UAC Coordenador do Ensino Clinico de Cuidados Continuados e Promoção da Qualidade de Vida Coordenador do 4ºCEGLE.

O que destaca do seu percurso?
Aqui poderia destacar várias coisas...mas de momento só me surge aquilo que está a decorrer presentemente na minha vida profissional. Tendo em conta a sua importância e dificuldade, a realização do meu PHD em Ciências de Enfermagem tem sido algo que tem marcado o meu percurso enquanto profissional e como pessoa. A minha tese intitula-se "A implementação de de um programa de formação em Cuidados Paliativos no ensino Pré-Graduado em Enfermagem- Um projecto de Investigação-Acção".

Resumindo, de uma forma simples, foi formatada e leccionada uma formação, com base nas recomendações para o ensino de Cuidados Paliativos, da EAPC(European Association of Palliative Care) e da sua congénere APCP (Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos), considerando de igual forma, uma proposta desenvolvida pela Doutora Sandra Pereira. Deste modo, pretendemos estudar as repercussões de um programa de formação em cuidados paliativos junto dos estudantes do curso que confere o grau de licenciado em enfermagem, mais concretamente a nível do Ensino Clinico de Cuidados de Enfermagem ao Adulto e ao Idoso com Problemas Médicos e Cirúrgicos, que decorreu o 2ºano deste curso na, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores. É nosso intuito investir na formação em cuidados paliativos, nestes estudantes de enfermagem, de modo a assegurar que os futuros enfermeiros sejam capazes de garantir uma boa prestação de cuidados às pessoas em fase terminal de vida e seus familiares. Os Cuidados Paliativos, segundo relatórios oficiais de identidades como a Organização Mundial de Saúde(2013) e a World Palliative Care Alliance(2014), é uma área, que apesar da sua reconhecida importância, em que grande maioria dos profissionais de saúde, em todo o mundo, têm pouco ou nenhum conhecimento dos princípios e práticas de cuidados paliativos. Todas as escolas profissionais na área da saúde, a nivel de ensino pré-graduado, devem incluir formação básica em cuidados paliativos, devidamente formatada, assim como educação profissional continuada, incluindo cuidados paliativos.

Outro projecto que destaco, que ando a desenvolver actualmente, em parceria com o Prof.Doutor Alexandre Rodrigues, é um estudo intitulado "A vida de um cuidador informal", que tem como objectivo principal efectuar um registo fotográfico das actividades diárias do cuidador informal no seu domicílio, centrando-se no contacto estabelecido com a pessoa que se encontra ao seu cuidado. Desta forma, vejo conciliado a enfermagem, com um passatempo meu, a fotografia.(www.timothylima.com)

Onde se vê em 2020?
Gosto daquilo que faço e aprecio as coisas simples, mas produtivas..., mas imagino-me onde estou actualmente, mas num panorama melhorado. Muito sinceramente gostaria de ver a UAC, atingir um patamar estável e de comunicação aberta, projectando as Escolas de Enfermagem ao máximo do seu potencial. Acredito nisso.

O que gostaria de fazer, que ainda não conseguiu fazer, mas que vai fazer?
Concluir o meu PHD!eheh!Que será muito em breve...À semelhança do projecto na área dos cuidadores informais, gostaria de contribuir, para a enfermagem, e para o ensino da mesma, com o desenvolvimento de áreas alternativas, que dão outra perspectiva da prestação dos cuidados e do papel importante que o profissional de saúde/estudante pode assumir neste contexto.

Sem comentários:

Enviar um comentário