2014/03/08

PERCURSOS: Moreira da Silva




PERCURSOS com professor Moreira da Silva, do Departamento de Ciências Agrárias

Quem é Moreira da Silva?

Aqui está uma pergunta difícil que ninguém me tinha feito antes. Sou o Fernando para os amigos e muitos outros nomes … para os outros. Sou Pai quatro filhos e tento a cada dia ensinar-lhes a serem bons. Tento não gastar muito da minha vida a organiza-la …. e tenho a exacta noção da minha pequenez. Em termos profissionais sou Zootécnico e Professor, por vocação.

O que destaca do seu percurso?
A nível académico… penso que é isso que poderá interessar, tenho feito o possível. Penso que o mais importante a este nível é ter conseguido granjear o respeito por parte dos meus pares. Penso que consegui, dentro do possível, fazer escola dentro da casa. Este é sem dúvida o aspecto que mais me orgulho a nível profissional.

Onde se vê em 2020?
Neste momento, é impossível um horizonte tão longo. No que depende de mim, a Casa é a minha bandeira. Espero que as coisas acalmem e a poeira assente e que cada um de nós seja reconhecido mais pelo mérito.

O que gostaria de fazer, que ainda não conseguiu fazer, mas que vai fazer?
Antes, quando a idade da reforma era atingida numa fase ainda activa da vida, imaginava-me a fazer um curso de pintura e um retiro espiritual de um ano no Tibete. Agora partilho a preocupação de todos em que chegar à reforma pode não significar ter reforma… assim avançamos de um dia para o seguinte.

1 comentário:

  1. Para mim foi um excelente professor, que me ensinou a aprender... o meu muito obrigada!

    ResponderEliminar