2014/04/12

"A Europa e a Juventude" - artigo de Rodrigo Oliveira

Artigo no âmbito do projeto "Juventude e Cidadania 
Europeia - Vamos votar em 2014", promovido pelo 

"O contexto europeu dos anos mais recentes, de todos conhecido, reflete-se com particular incidência nos seus cidadãos mais jovens, determinando o modo como estes perspetivam, não apenas as suas legítimas expetativas da vida, mas também o desenvolvimento futuro do projeto europeu.

A crise económica e financeira da Europa e a sua grave repercussão no desemprego jovem, as restrições e limitações que, aqui e ali, se verificam no âmbito da mobilidade ou as pretensas divisões - que alguns pretendem sugerir ou impor - entre norte e sul, entre centro e periferia, entre credores e devedores ou entre jovens e menos jovens, devem constituir, também nos Açores, um motivo de reflexão e de envolvimento da juventude nas questões europeias.

Na verdade, para além das ações mais urgentes no atual momento, como a necessidade de uma resposta eficaz da União Europeia ao desemprego jovem, há todo um conjunto de temáticas sobre as quais é imperativo promover o debate e um exercício de cidadania ativa, legitimando, através do voto, o projeto europeu.

Qual o significado, para as gerações atuais, do ideal europeu e dos seus princípios fundadores? Como se posicionam os jovens europeus perante as graves problemáticas do declínio demográfico e do envelhecimento populacional, das questões da imigração, regulamentada ou ilegal, do racismo e da xenofobia ou da própria relevância da democracia representativa?

No domínio da política ambiental e do combate às alterações climáticas, por exemplo, está a juventude europeia empenhada em manter esta prioridade, em especial quando confrontada com a necessidade de criação de emprego e de fomento industrial num contexto de competitividade e concorrência global?

Para uma efetiva relevância e maior eficácia da União, a nova geração de europeus perspetiva a necessidade de maior integração ou, pelo contrário, de mais competências reservadas aos Estados? Aceita uma Europa de diretório ou mantém-se fiel ao princípio fundamental da igualdade entre os Estados? E, ainda, como ponto essencial, entende que a coesão económica, social e territorial é um princípio fundamental e transversal a todas as políticas da União ou pode a solidariedade entre todos os Europeus ser relegada para segundo plano?

Estas e outras tantas questões merecem o envolvimento e a reflexão dos jovens açorianos, mesmo que não sejam ainda eleitores, para garantir uma maior e melhor consideração da sua voz, não apenas em temáticas sectoriais, mas no próprio rumo futuro da Europa.

Afirmar o estatuto de Região Ultraperiférica e o direito a um tratamento específico no contexto de vinte e oito Estados-Membros, assim como defender a crescente relevância e afirmação do Poder Regional na Europa, serão, neste contexto, dimensões incontornáveis do contributo dos Açores e dos jovens Açorianos.

O desafio, em suma, consiste em contribuir, nos Açores e desde os Açores, para um debate sério e consequente sobre o futuro deste projeto multi e intergeracional e pugnando para que a União corresponda às ambições dos cidadãos europeus.

Estamos certos que a juventude açoriana saberá envolver-se e, mais importante ainda, conseguirá impor a sua própria agenda no futuro da Europa e dos Açores, enquanto Região Autónoma e Ultraperiférica. "

Rodrigo Oliveira
Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas
#EP2014

Sem comentários:

Enviar um comentário