2014/04/13

"ELEIÇÕES EUROPEIAS" - artigo de Marco Andrade

Artigo no âmbito do projeto "Juventude e Cidadania 
Europeia - Vamos votar em 2014", promovido pelo 

"No próximo dia 25 de maio terão lugar, em Portugal, as eleições Europeias: ocasião em que os cidadãos dos 28 Estados-Membros da União Europeia são chamados a eleger os Eurodeputados do seu país para o Parlamento Europeu.

Infelizmente, as Eleições Europeias ao longo dos anos têm registado uma taxa de abstenção preocupante, que muitas vezes ultrapassa os 60% (Eurobarómetro - “Pesquisa Documental sobre as Eleições Europeias de 2009”). Mais grave é constatar que, nas últimas Eleições Europeias, apenas votaram 29% dos Cidadãos Europeus entre os 18 e os 24 anos (Eurobarómetro - “Pesquisa Documental sobre as Eleições Europeias de 2009”). Estes dados são o reflexo do crescente do desinteresse juvenil para com a Política Europeia - e para com a Política no geral - que deriva, muito possivelmente, de uma equivocada e generalizada percepção relativamente à Crise Económica e Financeira na Europa.

Apesar disso nós, jovens do séc. XXI, não podemos nem devemos perpetuar esta postura de crescente indiferença perante um assunto que tamanha influência surte no nosso dia a dia. Na vivência dos jovens Açorianos, a Europa pode ser vista como uma realidade ilusoriamente distante, que em pouco ou nada se relaciona com o nosso Arquipélago. Convém então, e acima de tudo, clarificar: Portugal é, desde 1 de Janeiro de 1986, estado-membro da União Europeia que, cada vez mais se manifesta como uma organização fundamental para o presente e futuro dos 28 países que a integram; sem a UE, a Região Autónoma dos Açores que hoje conhecemos seria totalmente diferente: infraestruturas e políticas orientadoras de pescas e indústria leiteira são alguns exemplos de assuntos que, de alguma forma, se encontram abrangidos pelos mais diversos programas da União Europeia.

Prosseguindo a desmistificação da “distância” da União Europeia perante os Açores e os Jovens Açorianos, há que salientar aquele que será, provavelmente, o projeto com mais visibilidade juvenil: o ERASMUS. Como Programa de Mobilidade Europeia o ERASMUS permite um intercâmbio de jovens Europeus sem precedentes, proporcionando experiências únicas do foro não só académico mas também pessoal e cultural. Apesar de soar, a muitos jovens, como um projeto mais direcionado para a mobilidade entre os países da Europa Continental, o Programa ERASMUS é, e tem sido, um agente indispensável para a aproximação entre os jovens da a Europa, da União Europeia e dos Açores.

Com tudo isto, é perfeitamente perceptível a importância das Eleições Europeias, acima de tudo, para nós - jovens - já que, dada a relevância do papel dos Eurodeputados no processo de debate e decisão de muitas das políticas Europeias, esta é a forma de eleger quem participará ativa e preventivamente com o objetivo de garantir um melhor presente e futuro para nós e para todos.

Assim, aproveito para apelar à participação dos jovens - Açorianos e não só - nas próximas eleições Europeias para que exerçam, tal como têm direito, o seu voto e mostrem verdadeiramente que fazem e que querem continuar a fazer parte deste grande projecto que é a União Europeia."

Marco Andrade
Presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores
#EP2014

Sem comentários:

Enviar um comentário