2014/04/01

O Programa Vértice - Responsabilidade Social


No passado dia 22 de março decorreu o Fórum de Responsabilidade Social no Auditório do Campus de Angra do Heroísmo, Universidade dos Açores. O Fórum foi promovido em parceria pela Caritas da Ilha Terceira e pelo Departamento de Economia e Gestão (DEG) da Universidade dos Açores; o Há Vida no Campus associou-se a este evento na qualidade de divulgador, pelo que deixamos no fim desta mensagem a ligação para o registo da transmissão do Fórum, que permanecerá disponível no Youtube. Deixamos também o álbum das fotografias recolhidas no evento.

Das várias intervenções de grande interesse que este evento comportou, destacamos o Programa Vértice, um programa de responsabilidade social da Caritas da Ilha Terceira, construído com o apoio do DEG e de profissionais da área do marketing e da comunicação e que visa, localmente, criar uma dinâmica permanente em torno de acções colaborativas entre esta entidade e o setor privado.


O programa Vértice surge como uma proposta de colaboração entre a Caritas da Ilha Terceira e as empresas, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social. O programa foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores. A principal intenção é permitir que apoios dispersos e pontuais de entidades privadas que suportam a atividade da Caritas da Ilha Terceira possam ganhar corpo num programa que dê visibilidade local e regional a esse contributo de diversas empresas, de forma continuada.

O que se pretende com esta iniciativa é estabelecer com cada empresa uma relação win-win, ou seja, uma relação em que a Caritas da Ilha Terceira merece a confiança de parceiros privados para concretizar projetos que possui em carteira, ao passo que as empresas recebem um conjunto de benefícios ao nível da comunicação/marketing, ao nível fiscal e ainda no que diz respeito à formação dos seus colaboradores. 

Os investimentos realizados pelas empresas são organizados em três níveis. O nível STANDARD pressupõe um mínimo de 1500 euros de investimento anual. O nível PLUS pressupõe um mínimo de 2500 euros de investimento anual. Finalmente, o nível GOLD prevê um mínimo de 5000 euros de investimento anual.

Em 2014, a Caritas da Ilha Terceira tem em carteira três projectos de investimento no âmbito do programa Vértice. O primeiro projeto de investimento é a aquisição de uma carrinha no âmbito do projeto de agricultura biológica TERRA NOSTRA – CAPACITAÇÃO COM RAÍZES, financiado pela Fundação EDP. Trata-se de um investimento complementar de 7500 euros a um incentivo inicial no mesmo valor já concedido pela Fundação EDP com este fim. O segundo projeto de investimento proposto pela Caritas da Ilha Terceira para o ano de 2014, no contexto do programa Vértice, é uma linha de apoio a exames complementares de saúde. O valor anual de investimento estimado é de 5000 euros. O terceiro projeto de investimento proposto pela Caritas da Ilha Terceira para 2014 é um programa de apoio à contratação de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social no valor de 20000 euros. Esta resposta permitirá ampliar a ação da Caritas da Ilha Terceira neste domínio que actualmente é exclusivamente ancorada nos programas públicos de apoio ao emprego existentes na Região Autónoma dos Açores e em fundos próprios. 

O programa Vértice foi lançado no passado dia 22 de março, no I Fórum de Responsabilidade Social promovido no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores. Até ao momento, o programa Vértice conseguiu já angariar uma verba a rondar os 10000 euros, permitindo assim concretizar o primeiro projeto em carteira, ou seja, a aquisição de uma carrinha para apoiar o projeto TERRA NOSTRA – CAPACITAÇÃO COM RAÍZES.


Francisco Simões, Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira




Sem comentários:

Enviar um comentário