2014/04/12

"Eleições Europeias 2014 – O futuro da UE" - artigo de Alfredo Borba

Artigo no âmbito do projeto "Juventude e Cidadania 
Europeia - Vamos votar em 2014", promovido pelo 

"Em face dos conflitos bélicos que devastaram a Europa durante a primeira metade do século XX, a União Europeia surgiu como a alternativa apaziguadora e promotora de uma efetiva cooperação política, social e económica. Os tempos actuais são o maior período de paz e progresso que a Europa viveu. É este ideal de Paz, Democracia, Progresso e Bem-Estar, que tem impulsionado a construção europeia e que continua a ser o verdadeiro mote dessa mesma construção.

Para garantir a paz, a liberdade, a segurança e a prosperidade no seu território, a União Europa terá de assumir plenamente o seu papel na cena mundial. Num mundo globalizado, a resposta a desafios como o fornecimento energético, as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável, a competitividade económica ou o terrorismo tem que ser uma acção conjunta de todos os Estados-Membros e não uma resposta isolada e descoordenada.

Com o vulgarmente designado Horizonte 2020, ou oficialmente “Europa 2020” a estratégia europeia de crescimento, a União Europa estabeleceu cinco objectivos para um futuro sustentável e gerador de emprego:

1) Assegurar uma taxa de emprego de 75% para pessoas dos 20 aos 64 anos;
2) Investir 3% do PIB da União em investigação e desenvolvimento;
3) Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% em relação a 1990, satisfazer 20% das necessidades energéticas a partir de fontes de energia renováveis e aumentar em 20% a eficiência energética;
4) Reduzir para menos de 10% a taxa de abandono escolar;
5) Reduzir em 20 milhões o número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social.

No “Roteiro das Energias Renováveis” a União foi mais longe e já estabeleceu uma meta de energia renovável de 40% em 2030, ou seja, 40 % da energia total consumida tenha uma fonte renovável. No Roteiro 2050, estabelece-se que para que o objectivo de reduzir as emissões em mais de 80% até 2050 possa ser alcançado, a produção de energia na Europa terá de ser quase inteiramente isenta de carbono.

Estas políticas tornaram a União Europeia líder mundial no desenvolvimento e na aplicação das energias renováveis, bem como no cumprimento de metas para combater o aquecimento global.

Com o Tratado de Lisboa a União Europeia reconheceu a necessidade de ter uma política externa própria, que coordene a dos seus Estados-Membros, como forma de defesa dos seus valores e interesses a nível internacional. A União Europeia é, também, o principal parceiro comercial e o principal fornecedor de ajuda aos países em desenvolvimento no mundo, contribuindo dessa forma, para uma melhoria do nível de vida das populações desses países.

Para se construir uma União Europeia, que continue a ser líder mundial em muitas das políticas importantes para a defesa da vida e da qualidade de vida no planeta, é fundamental a participação de todos nessa construção. A nossa forma de participar, em Democracia, é votando, tendo consciência que com o meu voto vou contribuir para a escolha do próximo Presidente da Comissão Europeia."

Alfredo Borba
Responsável do Centro de Informação Europe Direct dos Açores
#EP2014

Sem comentários:

Enviar um comentário