2014/04/17

Cine'Eco - Sessão de dia 17 de Abril - Observatório do Ambiente dos Açores (antiga Casa do Peixe)


6ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira
do Festival Cine’Eco|Seia 2013

O documentário Vamos Salvar os Alimentos (Food Savers) e as curtas-metragens A Flor Única (The Only Flower), Amora Preta (Black Mulberry) e Regra dos Alimentos (Food Rules) são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira e o Observatório do Ambiente dos Açores, numa parceria proporcionada pelo Observatório do Mar dos Açores e pelo Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração do Alpendre – Grupo de Teatro e da Associação Cultural Burra de Milho, apresentam na 6ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2013, que ocorre na próxima quinta feira, dia 17 de abril, pelas 21h30, na sede do Observatório do Ambiente dos Açores / Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (antiga Casa do Peixe).

Vamos Salvar os Alimentos (Valentin Thurn, Alemanha, 2013, 54’), galardoado com o Prémio Educação Ambiental no Cine’Eco | Seia 2013, é a história de pessoas que estão a tentar diferentes maneiras para lidar com a comida. Agricultores, gerentes de supermercado, cozinheiros, estudantes de design e simples donas de casa: todos eles, à sua maneira, participam na rede de produção dos alimentos, na certeza de que mais de metade da comida ainda é desperdiçada ou deitada fora. Eles lutam por uma nova forma de abordar a comida, a qual não tem sido considerada nos últimos anos.




A curta-metragem A Flor Única (Espannha, 2012, 7‘), de César Pérez Herranz, leva-nos à nova China, onde não são só as plantas que têm uma cópia de plástico...

Em Amora Preta (Gabriele Razmadze, França-Georgia 2012, 20’) dois adolescentes encontram-se na cidade mineira de Chiatura, Georgia. Passam um dia juntos e isso é o suficiente para deixar uma marca profunda nas suas respectivas vidas. Mas o destino vai, por certo, separar os dois jovens.

A última curta-metragem desta sessão, Regra dos Alimentos (Marija Jacimovic & Benoit Detalle, Sérvia, 2012, 2’13’’), baseia-se nas ideias do premiado escritor gastronómico Michael Pollan, de como devemos tornar-nos mais conscientes com o que comemos. Neste documentário animado, os seus realizadores preparam-se para nos convencer sobre a importância de uma alimentação e de um planeta saudáveis.

Estes quatro filmes/documentários dão continuidade à Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também está a decorrer nas ilhas do Faial, através do Observatório do Mar dos Açores, e de São Miguel, através do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube, em sessões sempre de entrada livre.

Na Terceira, ao longo das próximas quintas-feiras, até ao dia 15 de Maio, terão lugar sessões, divididas entre a sede do Alpendre – Grupo de Teatro e o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe), encontrando-se a programação detalhada disponível em https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira ou http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt.

Centro de Ciência de Angra do Heroísmo
Observatório do Ambiente dos Açores
Estrada Gaspar Corte-Real; 9700-030 - Angra do Heroísmo
Telefone: 295 217 845 | 295 218 462
www.centrocienciaah.com
http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt
http://ccah-oaa.blogspot.com
Visite-nos no Facebook!

Sem comentários:

Enviar um comentário