2014/04/04

"Publicações científicas dos Açores aumentaram 31% no ano passado"


O número de publicações científicas da Região tem vindo a aumentar nos últimos anos. Só em 2013, esse crescimento foi de 31%, com 206 textos publicados. Só os textos produzidos por investigadores da academia açoriana constituem, em média, 87% das publicações do arquipélago.

De acordo com Paulo Borges, professor da Universidade dos Açores, trata-se de dados significativos, porque vêm confirmar a importância que o conhecimento produzido na Região está a alcançar ao nível internacional.

De facto, para além do aumento dos textos de cariz científico, verifica-se também a estabilização da percentagem das publicações de excelência em cerca de 25%. "Pelo menos um quarto das publicações foram aceites e publicadas em revistas de elevada exigência e qualidade. Aliás, a Universidade dos Açores está a meio da tabela das instituições de ensino superior em Portugal neste indicador, superando muitas universidades de referência em Portugal", sublinhou o professor, responsável também pela análise destes dados.

Segundo Paulo Borges, os bolseiros da Região representam um papel muito importante no aumento desta produtividade, tendo estado envolvidos cerca de 109 bolseiros no ano de 2013 em 176 das 206 publicações desse ano. O incremento no número de publicações, refere, parece, por isso, estar relacionado com o aumento do número de bolseiros no sistema.

"Há um contributo muito relevante dos bolseiros de investigação de doutoramento e pós doutoramento, o que demonstra a importância do investimento feito nos últimos anos para captar esses investigadores", afirmou, adiantando que tudo indica que os dados para 2014 serão ainda melhores.

Segundo Paulo Borges, os Açores passam a ser conhecidos como ilhas que fazem investigação, numa universidade dinâmica. "Estas publicações aumentam o nosso network e as nossas colaborações. A Universidade dos Açores é contactada mais vezes e isso só é possível se produzirmos investigação e se a publicarmos", referiu.

Há cerca de um ano, recorde-se, DI deu conta da importância do campus de Angra na produção científica da academia açoriana: os centros de investigação sediados na Terceira avançaram com 51 publicações em revistas com impacto, o que corresponde a 34% da produção regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário