2013/03/07

Botalike.pt - uma ideia empreendedora!


Rodrigo Silva, aluno do curso de Gestão, da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, criou uma loja virtual para artigos académicos. Fomos falar com ele para saber todos os pormenores:

Como apareceu o Botalike! Que dificuldades encontraste/ultrapassaste para dar o 1º passo?
Eu cheguei à Universidade e deparei-me com custos acrescidos às propinas e material que estavam ligados à vida académica: traje, emblemas, pins, pastas, entre outros. Nesse momento pensei: “Porque não temos aqui na ilha uma loja académica?” Facilmente percebi a resposta…Não há mercado suficiente para abrir uma loja em termos fisicos na ilha Terceira, mas por outro lado pensei que poderia ser um bom negócio se não tivesse os custos de abrir uma loja, tais como: renda, funcionários, contabilidade, entre outros o que poderia ser tudo ultrapassado se abrisse a loja apenas online, o que viria a acontecer no final do meu 1º ano de Universidade.

O que falta para que mais jovens como tu criem a sua própria oportunidade de negócio? Que conselhos lhes darias?
Falta acima de tudo, perder o medo de arriscar, pensar que é possível fazermos, acreditarmos em tudo aquilo que nos move o coração. Tudo aquilo que for feito com paixão será certamente bem feito. E se acreditamos num projeto não haverá obstáculos que nos impeçam de o realizar, por vezes é preciso é repensar o projeto e repensar acima de tudo os gastos. Hoje em dia para abrir um negócio não podemos pensar no subsídio do governo, temos que pensar se podemos nos auto-financiar, o que no meu caso não foi um investimento superior a 100 euros, que posso adiantar que ficou pago poucas semanas após a abertura da loja.

Para os jovens diria: “Existe um país que para mim será sempre o melhor do Mundo, e tive a sorte de ser parte dele, esse país chama-se Portugal. É meu e é de todos nós!“

Em 2020 onde estará a Botalike.pt?
Em 2020, a Botalike estará a comercializar todos os trajes do país, terá designers a fazer emblemas e pins, terá a rede social com mais “gostos” no Facebook e o mercado universitário será apenas 25% do espaço da loja online, visto estar já a estudar áreas de mercado para entrar a partir de 2014/2015. Em 2020 ainda estaremos e vamos estar por muitos mais anos a comercializar trajes da Universidade dos Açores!


Agradecemos ao Rodrigo a disponibilidade e desejamos os maiores sucessos. E já sabem, visitem a loja em http://www.botalike.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário