2013/03/15

Conferência - Um olhar sobre os achados arqueológicos do Complexo Megalítico da Grota do Medo

Realiza-se no dia 18 de Março de 2013, entre 14:30 e as 15:15H no auditório da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo uma conferência sobre os achados arqueológicos do Complexo Megalítico da Grota do Medo na ilha Terceira, proferida pela Professor Félix Rodrigues, enquadrada na Semana da Ciência dessa Escola e no âmbito do Projeto European Bank of Memories.

"A descoberta em 2011 de estruturas arcaicas, cronologicamente incertas e difíceis de explicar no paradigma histórico vigente, levou à introdução do sítio do Espigão-Posto Santo na Carta Arqueológica dos Açores.

A maior parte da comunidade portuguesa de arqueólogos reduziu de imediato a sua importância  histórica ou cultural por considerarem que tais construções arcaicas só poderiam ser agrícolas ou naturais, e como tal sem qualquer interesse, mesmo sem terem ido ao local confirmar o que lá existia para articularem a sua opinião.

Para contribuir para o entendimento da história daquele lugar e da ilha interessa responder a questões simples como quem construiu essas estruturas? Porque as construiu? Quando as construiu? Ou como as construiu?

Nenhuma das perguntas anteriores tem resposta em registos ou arquivos históricos, como tal, perdeu-se na memória das gentes.

Numa investigação científica nenhuma hipótese deverá ser descurada, o que não quer dizer que não possa ou deva ser abandonada no futuro. O que constrói conhecimento científico na atualidade são as provas inequívocas que se encaixam em teorias provisórias.

A datação seria a técnica mais fiável para se saber o quando, mas dada a inexistência no local de materiais com carbono que garantidamente fossem da idade das construções, ter-se-á que encontrar novas abordagens metodológicas para estudar o local, e que por questões de decisão política ou colegial, não passará por escavações .

A abordagem pelo contexto, não esclarece a singularidade do local, porque não existem contextos próximos ou semelhantes nos Açores. Outra abordagem possível é a comparação, mas essa pode enviesar a análise pela escolha dos elementos de comparação.

Nesta palestra será apresentado um conjunto muito vasto de coincidências entre formas e construções encontradas na Grota do Medo, assumindo-se que um conjunto vasto de coincidências se transforma numa probabilidade elevada do contexto em apreço fazer parte de lógicas de outros contextos que não os insulares.

Discutir-se-á o significado de megalitismo desde a pré-história até à atualidade e estabelecer-se-ão paralelismos com o megalitismo pré-histórico e com o megalitismo mais recente, como por exemplo o do Convento dos Capuchos de Sintra (Século XVII) ou com o Castelo de Coral de  Edward Leedskalnin (1887–1951) na Florida.

O Complexo Megalítico da Grota do Medo é propenso ao Mistério, tal como na ciência, que em geral, é algo secreta, escondida, de significado ou causa oculta; ou que está relacionado com um fenómeno que ocorre e não se tem conhecimento de suas causas e como tal é algo que ainda não se pode explicar."

António Félix Flores Rodrigues
Docente e Investigador no DCA - UAç

2 comentários:

  1. Ola boa tarde,pergunto qual seria a possibilidade de ter acesso a fotos dos petroglifos existentes na zona?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Suponho que a pessoa que melhor lhe poderá responder será o Prof. Félix Rodrigues, cujo email é felix@uac.pt.

    Com os melhores cumprimentos,
    Fabíola Gil

    ResponderEliminar