2013/03/10

Serviços dos Ecossistemas - uma análise


Enésima Mendonça é bolseira de investigação na Universidade dos Açores, Grupo da Biodiversidade dos Açores desde 2005. Defendeu a sua tese de mestrado, em Engenharia do Ambiente, sobre "Serviços dos Ecossistemas na Ilha Terceira (Açores): estudo preliminar com ênfase no sequestro de carbono e na biodiversidade" no passado dia 2 de Março. Foi orientada pelo Prof. Doutor Paulo A. V. Borges, Prof. Doutora Rosalina Gabriel e Prof. Doutor Rui Bento Elias. O júri foi constituído pelo Prof. Doutor Tomaz Dentinho, Prof. Doutor Félix Rodrigues, Prof. Doutor Carlos Fontes, e pelos orientadores Prof. Doutor Paulo A. V. Borges e Prof. Doutor Rui Bento Elias que aprovou a tese, com nota de 18 valores.

Olá Enésima, primeiro que tudo, parabéns por concluíres esta etapa. Como te envolveste na investigação científica? Como surgiu o tema da tua tese de mestrado?
Tive a sorte de começar a trabalhar com o Professor Paulo Borges no inicio de 2005 logo depois de ter a minha filhota Mariana. Nessa altura trabalhava a “recibo verde” só mais tarde é que me tornei bolseira de investigação. Foi e é difícil ser bolseiro de investigação neste país, mas quando se trabalha com um grupo magnífico de pessoas, como as do GBA, acaba por compensar. Trabalho desde então com a Base de Dados Atlantis Tierra 3.0 (Base de Dados Atlantis Tierra 3.0), que se encontra em fase de actualização para uma versão mais avançada que estará disponível on-line para cientistas interessados e público em geral. De início a principal dificuldade foi engrenar na taxonomia dos artrópodes, mas quando se tem bons professores tudo se torna mais fácil!

Fazer mestrado estava nos meus planos mas fui adiando por várias razões … precisei de um “empurrãozinho” do Professor Paulo e da Professora Rosalina, que para além de serem meus supervisores são também grandes amigos. O tema dos serviços dos ecossistemas surge do facto de ser uma área de extrema importância e ainda muito pouco estudada nos Açores. Os serviços que os ecossistemas prestam, a nível local ou global, são essenciais para o bem-estar humano quer sejam serviços de produção (ex. alimento e água), regulação (ex. regulação climática e polinização), culturais (ex. recreio e educacionais) ou de suporte (ex. ciclo de nutrientes).

A tua tese chega a algumas conclusões bastante interessantes. Como é que vês a sua aplicação?
Este é um estudo preliminar, para a ilha Terceira, que identifica os serviços prestados pelos ecossistemas e qual a sua importância. Destacando-se o papel da floresta nativa no fornecimento de serviços, essenciais ao nosso bem-estar, como a produção de água, sequestro de carbono, regulação de perturbações ambientais, formação do solo e produção primária. Constitui também a primeira tentativa de quantificar o sequestro de carbono na maior mancha de floresta natural dos Açores. Tendo-se determinado que esse valor é de cerca de 240 t/ha e que esse sequestro é essencialmente efectuado pelo Juniperus brevifolia.

O trabalho dá também algumas pistas para perceber se esse serviço (sequestro de carbono) está relacionado com a biodiversidade e produtividade desse ecossistema. É em suma um ponto de partida para uma investigação mais profunda sobre os serviços dos ecossistemas nos Açores e poderá constituir um ponto de apoio para as decisões necessárias à conservação da natureza na ilha e no arquipélago.

Enésima, vais continuar na investigação? Qual é o próximo passo?
Por agora continuarei com a bolsa, que possuo, da DRCT de 1 ano renovável por mais 2 para continuar a trabalhar na Base de Dados Atlantis 3.0, na sequência do trabalho que tenho desenvolvido. Mas agora com maior incidência nos peixes marinhos que são um grupo onde a informação disponível na Base é apenas taxonómica (tenho muito trabalho pela frente!). E o lema, em relação ao futuro profissional, é viver um dia de cada vez.

Obrigada, Enésima, e votos de um futuro brilhante!

Sem comentários:

Enviar um comentário