2013/03/26

Monitorização dos ecossistemas aquáticos - a investigação da Carolina Pereira




No passado dia 8 de Março, a Carolina Pereira defendeu a sua tese de mestrado intitulada "Caracterização das comunidades bentónicas de sistemas lóticos da Ilha Terceira ao longo do gradiente altitudinal - Diatomáceas Bentónicas"  no âmbito do Mestrado em Engenharia e Sistemas de Gestão de Água, sob orientação do Prof. Doutor Rui Elias e do Prof. Doutor Vitor Gonçalves. O júri foi constituído pelo Prof. Doutor Rui Elias, Prof. Doutora Rosalina Gabriel, Prof. Doutor José Fontes e Prof. Doutor Vitor Gonçalves, que aprovou a tese com nota de 17 valores.

Como te envolveste na investigação científica? Como surgiu o tema da tua tese de mestrado?

Com o findar da licenciatura existem duas opções para os jovens de hoje em dia, ou saem para um mercado de trabalho sem experiência ou prática alguma, ou continuam os seus estudos, no meu caso com o Mestrado. Desta forma, na busca de novos desafios e de alguma experiência profissional optei por continuar a adquirir conhecimentos teóricos e práticos na realização de uma tese, envolvendo-me assim na investigação cientifica.

A minha tese tem como tema: "Caracterização das comunidades bentónicas de sistemas lóticos da Ilha Terceira ao longo do gradiente altitudinal - Diatomáceas Bentónicas" e este surge devido à importância que estas comunidades desempenham na monitorização dos ecossistemas aquáticos, em especial, massas de água interiores como as ribeiras, que são abundantes no Arquipélago dos Açores. Desta forma, sendo uma área pouco estudada na Ilha Terceira, optei por realizar esse estudo em algumas das ribeiras da ilha. 

A tua tese chega a algumas conclusões bastante interessantes. Como é que vês a sua aplicação?

Das diversas conclusões que foram analisadas, a observação de 74 novos taxa para a Ilha terceira e 12 para os Açores de diatomáceas bentónicas, vem contribuir para o melhor conhecimento destas comunidades nos Açores e também na Ilha Terceira que eram pouco estudadas. A ocupação do uso do solo também revelou grande influencia  na qualidade ecológica dos sistemas lóticos ao longo do gradiente altitudinal, sendo que nas zonas urbanas ou de menor altitude, se verificou pior qualidade dos mesmo. Desta forma seria uma aplicação possível a observação destas comunidades para uma monitorização regular destes meios lóticos de forma a preservar a sua qualidade.

 Carolina, vais continuar na investigação? Qual é o próximo passo?

Apesar da investigação cientifica ser uma mais valia para o investigador a nível pessoal e profissional, cada vez se torna mais difícil conseguir prosseguir apenas com esta vertente excluindo assim o inicio de uma vida profissional activa.

A possibilidade de uma bolsa de Doutoramento seria um passo aliciante a seguir tendo como objectivo prosseguir com o mesmo tema de trabalho mas alargando a todas as ilhas do Arquipélago dos Açores.

Parabéns Carolina e fazemos votos para que a bolsa de Doutoramento chegue em breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário