2013/03/19

Mário Cabral apresenta Fédon

A Morte de Sócrates, de Jacques-Louis David, Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque
(Foto de Wikipedia, utilizador AdMeskens).
Sócrates nos seus últimos momentos apresenta algumas das ideias mais influentes e discutidas do pensamento Ocidental. Apesar da profundidade das questões postas, e da gravidade da sua situação pessoa, Sócrates mostra-se calmo, curioso, amigável e por vezes até ligeiro. Para além da lição de equanimidade, Sócrates, através das palavras de Platão deixa-nos questões universais e intemporais, cuja discussão ainda se justifica.

Mário Cabral, professor de filosofia, irá apresentar esta obra na Sala de Reflexão do Campus de Angra do Heroísmo, Pico da Urze, no dia 22 de março, pelas 21:45.

Para os curiosos, deixamos a ligação para a tradução de Carlos Alberto Nunes.

6 comentários:

  1. Qual é a economia do livro fédon?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    A sua pergunta parece um desafio, pelo que o respondo com outro: poderia indicar-me onde está escrito que as sessões 'Nós e os Livros' são sobre Economia? (Pode consultar http://havidanocampus.blogspot.pt/2013/02/nos-e-os-livros-um-sucesso-inesperado.html para mais informação.)

    Além disso, embora organizadas pelo Departamento de Economia e Gestão, estas sessões destinam-se a avivar a vida cultural do campus. Assim, poderíamos perguntar 'onde estão as Energias Renováveis no Fédon? Onde estão as Ciências da Educação?' etc.

    As universidades são, por excelência, o local para o desenvolvimento intelectual de quem as frequenta. Se nos limitarmos a tentar ver onde está a Economia do Fédon perdemos o quadro geral. Perdemos cultura. Perdemos diálogo. Perdemos aprendizagem. Perdemos liberdade.

    Mas, se quer uma resposta concreta, dou-lhe a minha opinião - há dois temas económicos a explorar a partir do Fédon:
    a) A Economia está subjacente às próprias circunstâncias em que o Fédon foi escrito. A sociedade que gerou os grandes filósofos dos quais Sócrates é talvez o maior, é uma sociedade cuja economia assenta no esclavagismo, o que liberta os cidadãos para o desenvolvimento das raízes do pensamento ocidental;
    b) Por outro lado, sobre as ideias defendidas no Fédon, em particular a dualidade, assenta grande parte do pensamento filosófico e religioso ocidental, que, directa e indirectamente, moldaram fortemente a história e a Economia da Europa.

    Cumprimentos,
    Fabíola Gil

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada. Tem como falar agora sobre, a politica, sociedade, arte, dança, música, moda, horósco, relacionado com o livro fédon? é um trabalho de sociologia, e não to conseguindo achar, se pode me ajudar eu agradeço.

    ResponderEliminar
  4. Cara Lívia,

    Eu também agradeço. É raro encontrar trolls. Apenas um pequeno esclarecimento: o Fédon é uma obra-chave de Filosofia.... que foi apresentada num campus onde se estuda... adivinhe... Filosofia!!!!!!

    Além disso releia a minha resposta - o Fédon (escrito com maíscula, como o ditam as normas linguísticas) não foi apresentado como um livro de Economia - eu meramente dei-lhe a minha opinião sobre onde a poderia encontrar.

    Releia também as suas palavras - ironiza ao perguntar se tem "Tem como falar agora sobre, a politica, sociedade..." e depois diz que é um livro de sociologia... Contradição? lol... (E não se esqueça que Sócrates está na prisão a aguardar a sentença de morte por motivos políticos, e pretensamente religiosos, o que aliás é referido no texto)

    Já agora, por curiosidade, alguma vez leu o livro, ou é só mesmo para trollar? lol

    Passar bem. :)

    ResponderEliminar
  5. È porque meu professor de SOCIOLOGIA, passou um trabalho para minha turma sobre o livro fédon, eu li sim o livro, mais as coisas que ele pediu tipo, moda, dança, música, sociedade, horósco com relação ao livro, eu não consiguir achar, tipo o livro trata da imortalidade da alma e da teoria das três almas em Platão
    sendo portanto um tratado de metafísica, ou seja trata daquilo que está para além da matéria. Esse trabalho é pra fazer um jornal, com essas coisas que ele pediu, mais não achei nada no livro falando dessas coisas, ai eu queria sua ajudar? Você pode me ajudar? Qual foi sua opnião do livro fédon com relação a politica, sociedade, arte, dança, música, moda, horósco ... Agradeço muito se poder me ajudar, já estou ficando louca com esse trabalho !!

    ResponderEliminar
  6. Bem... com a grande ressalva de não ser licenciada em Filosofia, nem ter estudado o livro a fundo, posso dizer que não estou a ver onde se encaixa o horóscopo. Quanto a política, economia, religião e sociedade, já lhe dei algumas pistas - tente não procurar directamente no texto do livro, mas sim no profundo impacto que este teve no pensamento ocidental, e nas consequências que daí advieram.
    O mesmo se poderia dizer sobre a estética - arte, dança, música e moda - embora eu pense que outras obras de Platão sejam mais influentes e elucidativas nesse campo. Tente conversar com o seu Professor... tente uma busca no Google com Plato e aesthetics...
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar