2013/03/02

Ter a audácia de resistir!

A edição de hoje do Diário Insular contém várias declarações de diversas personalidades sobre as últimas notícias vindas a público relativamente à Universidade dos Açores. Aqui ficam algumas delas:

"Não acreditamos que quem dirige a nossa Universidade esteja disponível para retroceder no  projecto de desenvolvimento para os Açores. Não acreditamos que argumentos economicistas nos façam  caminhar para a centralização total da Universidade apenas numa Ilha. É que o caminho deve ser exactamente o contrário. Não acreditamos que reputados Académicos não estejam disponíveis para debater de forma séria o futuro desta tão importante Instituição, e que estejam subjugados aos mais básicos e  simplistas argumentos economicistas".
Berto Messias


“não há Açores nem Autonomia se a ciência não estiver espalhada pelas ilhas”
António Ventura

"Este é o pior contributo que a Universidade dos Açores pode dar ao processo autonómico, porque nega os próprios conceitos de Autonomia e de Região Autónoma" (...) "Espero que haja forte reação contra esta decisão. Estou ansioso por ver o que dizem os departamentos mais afetados, se é que não estão subjugados à reitoria”
Artur Lima

“Não há diálogo entre a reitoria e os departamentos e esse é o grande o problema. Uma proposta deste género cria instabilidade e insegurança, não só no campus de Angra" (...) "a proposta não tem condições para ser aprovada pelo conselho geral da Universidade."
Alfredo Borba

"a proposta de centralização poderá indicar o fim da formação de enfermeiros na Terceira, que já ganhou reconhecimento regional, nacional e internacional." (...) "a Escola de Enfermagem de Angra tem contribuído para o desenvolvimento do Serviço Regional de Saúde. Os serviços da Terceira, Horta e ilhas mais pequenas, aliás, contam com enfermeiros formados, na sua maioria, nesta cidade."
Jesuina Varela


"Quando eu e outros pensámos em uma universidade, foi para os Açores, e não nos Açores. Daí a tripolaridade. E só assim se pode falar de “universidade açoriana”." (...) "O que agora importa é os  açorianos, todos, conjugarem esforços no sentido de salvaguardarem a nossa universidade."
Cunha de Oliveira

2 comentários:

  1. Esta notícia vem no seguimento de uma ideia que corre em algumas mentes brilhantes da Região que "quando a coisa aperta" relocaliza-se tudo em S. Miguel... esquecendo-se que em muitos dos casos "a coisa" funciona precisamente por não estar em S. Miguel.
    Não conhecia a intenção inicial de localizar as ciências humanas em Angra. Realmente, fazia todo o sentido.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar