2013/04/07

Dia Mundial da Saúde - Controla a tua tensão arterial



O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos a 7 Abril, desde 1950, coincide com o aniversário da fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 7 de Abril 1948.

A OMS aproveita a data comemorativa para destacar temas específicos relacionados com a saúde pública a nível mundial e através da organização de eventos a nível internacional, regional e local tenta fomentar uma maior consciencialização, da sociedade em geral e dos cidadãos em particular, para a necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis.

O tema escolhido para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2013 é a “Hipertensão Arterial” (High Blood Pressure) uma doença controlável, mas que afeta um em cada três adultos em todo o mundo.
 

Embora a hipertensão arterial, seja de difícil diagnóstico, porque os sintomas são raros, quando é detetada precocemente é possível reduzir de forma significativa o risco de complicações graves, como os ataques cardíacos, paragens cardíacas e tromboses. 
 
Este ano, a OMS sensibiliza para a importância da prevenção da tensão arterial alta para melhorar os índices de sobrevivência e faz as seguintes recomendações:
  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Optar por uma dieta equilibrada;
  • Evitar o uso nocivo do álcool;
  • Praticar atividade física de forma regular;
  • Manter um peso corporal saudável;
  • Evitar o uso de tabaco.
Em suma, confecionar refeições com pouco sal, adotar hábitos equilibrados de alimentação, evitar excesso de álcool e de tabaco, praticar atividade física de forma regular e manter um peso saudável são algumas medidas de prevenção que reduzem o risco da hipertensão e consequentemente o risco de doenças de maior complexidade.   

A OMS, alerta também para o facto da hipertensão sem tratamento poder aumentar o risco de se sofrer um ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral (AVC) ou uma insuficiência renal. Poderá ainda causar cegueira, arritmia ou paragem cardíaca.

O objetivo final do Dia Mundial da Saúde 2013 é, igualmente, reduzir os ataques cardíacos e derrames cardiovasculares. Por este facto a OMS propõe como objetivos específicos desta campanha:
  • Sensibilização para as causas e consequências da hipertensão arterial;
  • Fornecer informações sobre como prevenir a pressão alta e complicações relacionadas;
  • Encorajar os adultos a verificar a pressão arterial e seguir os conselhos de profissionais de saúde;
  • Encorajar o autocuidado para prevenir a hipertensão arterial;
  • Tornar a medição da pressão sanguínea acessível a todos;
  • Incitar as autoridades nacionais e locais a criar ambientes propícios a comportamentos saudáveis.
Reduzir a hipertensão é o elemento crucial do plano de ação, proposto pela OMS para o Dia Mundial da Saúde 2013, no qual todos temos um papel a desempenhar, defendendo que todos os países devem contribuir para uma maior sensibilização pública para o problema da hipertensão.

Jesuina Varela

Diretora da Escola Superior de 
Enfermagem de Angra do Heroísmo

Universidade dos Açores

Sem comentários:

Enviar um comentário