2013/04/24

Mestrado: Sofia Lopes investiga a influência da data de fecho na qualidade da erva para silagem



Carla Sofia do Couto Lopes realizou provas de Mestrado em Engenharia Agronómica no passado dia 8 de abril, tendo defendido a sua dissertação intitulada "Influência da Data de Fecho na Primavera, do Intervalo de Crescimento e da Adubação Azotada, na Produtividade e Qualidade da Erva produzida para Silagem por uma Pastagem consociada de Lolium perenneTrifolium repens e Trifolium pratense." As provas foram avaliadas por um júri presidido pelo doutor João da Silva Madruga, sendo vogais os doutores Oldemiro Aguiar do Rego, Paulo Ferreira Mendes Monjardino e Anabela Mancebo Gomes. 



Como te envolveste na investigação científica? Como surgiu o tema da tua tese de mestrado?
Considero que me envolvi na investigação científica a partir do momento que decidi dedicar-me à área das ciências naturais, mais propriamente à Engenharia Agronómica que, por sua vez, envolve já muita investigação em vários ramos.

Contudo, comecei a fazer investigação científica propriamente dita quando realizei o meu trabalho final de curso de licenciatura em Engenharia Agronómica na Escola Superior Agrária de Santarém no âmbito da protecção integrada, no acompanhamento fitossanitário da cultura do morango em estufa. Posteriormente, através do programa Estagiar L na Associação de Jovens Agricultores Micaelenses envolvi-me noutro tipo de investigação, desta vez ligada à produção de milho forrageiro sob técnicas de conservação do solo, nomeadamente a sementeira directa. Este trabalho trouxe-me uma enorme vontade de prosseguir os estudos e aprender mais sobre as pastagens e forragens, razão pela qual decidi fazer o Mestrado em Engenharia Agronómica e dedicar-me à disciplina de Produção e Tecnologia de Forragens. Através da orientação da Professora Anabela Gomes escolhi as pastagens como tema de investigação para a minha tese, tentando realizar um trabalho bastante prático e adequado ao que é praticado na região pelos lavradores.

A tua tese chega a algumas conclusões bastante interessantes. Como é que vês a sua aplicação?
Consegui tirar conclusões bastante interessantes em termos de aprendizagem pessoal mas que servirão como referência para futuramente fazer um aconselhamento técnico adequado aos nossos lavradores. No meu entender isto é o principal, ou seja, por em prática e partilhar os conhecimentos adquiridos de forma a poder vir melhorar a utilização dos nossos recursos naturais, neste caso, das nossas pastagens.

Sofia, vais continuar na investigação? Qual é o próximo passo?
A investigação para mim é como a aprendizagem, nunca pára! Por isso é impossível não continuar a investigar. Espero poder continuar a investigar de preferência na minha área de formação. Portanto, o próximo passo poderá ser dar continuidade em termos de trabalhos na área das pastagens ou enveredar por investigar uma área diferente ou complementar. Vai depender das oportunidades que surgirem.

Parabéns, Sofia, e votos de muito sucesso no futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário