2013/04/01

Mestrado - Luís Barcelos estuda cetáceos


 
Luis Barcelos, no âmbito do mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, defendeu a sua tese, "Variação espacial e temporal na ocorrência de cetáceos do sul da ilha Terceira" no passado dia 19, tendo como orientadores os professores João Pedro Barreiros e Rui Elias. O júri foi constituído pelo Prof. João Pedro Barreiros, Prof. Tomaz Dentinho, Prof. João Barcelos, Prof. Félix Rodrigues e Prof. Rui Elias, que aprovou a tese, com a nota de 17 valores.

Como te envolveste na investigação científica? Como surgiu o tema da tua tese de mestrado?

O interesse pela investigação começou com a tese de licenciatura em biologia marinha. Com pesquisa bibliográfica e, sobretudo, com o convívio com investigadores nacionais e estrangeiros.

Algum tempo depois, quando comecei a trabalhar em Observação de Cetáceos, comecei a recolher dados relacionados com as observações que se efetuavam, pensando que de futuro essa informação poderia ser do interesse para alguém.

Com o ingresso no mestrado em gestão e conservação da natureza, e como tinha dados de 5 anos já recolhidos, veio a ideia da sua utilização para a elaboração da tese.


A tua tese chega a algumas conclusões bastante interessantes. Como é que vês a sua aplicação?

A grande aplicação desta tese será ao nível de mostrar e provar, sobretudo aos turistas e agentes que lidam com estes, que a ilha Terceira tem tanto potencial para esta atividade, como as ilhas Faial e Pico.

Luis, vais continuar na investigação? Qual é o próximo passo?

O próximo passo será a transformação da tese em publicação (ões?); Utilizar SIG para trabalhar os dados (os utilizados na tese e outros que não foram utilizados), para a obtenção de mapas integrados das espécies, dos fatores climáticos, e do tráfego de embarcações.


Parabéns Luis e votos de muito sucesso no futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário