2013/04/23

Dia Mundial do Livro - sugestão de leitura "A Princesa de Limaland e a Pedra Mágica"



Hoje, 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. Claúdia Ferreira é aluna da Universidade dos Açores, no Campus de Angra do Heroísmo, e teve a ousadia de editar um livro, intitulado "A Princesa de Limaland e a Pedra Mágica".

Cláudia, fala-nos um pouco sobre o teu livro?

O meu livro é um regresso à infância e o reflexo daquela menina sonhadora, que adorava refugiar-se nos diários. Contudo, cada página é um hino ao amor, à saudade e persistência. Sendo uma homenagem aos meus avós e primo (falecidos).

Mas passando à história em concreto, decidi escrever uma história com magia, pois reconheço que continuo uma apaixonada pelos desenhos animados da Disney ;) As personagens apesar de fictícias e criadas por mim, transmitem uma realidade sentimental e bem pensada, porque emprestei nome de familiares a alguns personagens. Apesar da nostalgia de novidade e num cenário onde os personagens tem poderes mágicos, foi clara a minha intenção e continua a sê-lo, a transmissão de valores morais ao "meus" leitores. Gostaria que conseguissem espelhar-se nos personagens e perceber a forte mensagem que tento transmitir com a minha simples escrita.

E para aguçar a curiosidade, deixo um pequeno resumo do meu livro.

Jade cresceu na aldeia dos Acres sob a proteção da sua madrinha Indira. Mas com a aproximação do seu 16º aniversário, acontecimentos invulgares e estranhos começam a surgir a todo o momento. Consciente que Indira conhece o mistério que paira sobre ela, Jade tenta obter respostas, mas a madrinha persiste num silêncio que prejudica a relação entre as duas.

Como o segredo mais guardado pela velha Indira está prestes a ser revelado, Jade acaba por descobrir que é muito mais do que uma rapariga normal. Sendo na realidade, a herdeira dos príncipes de Limaland e a única que pode enfrentar a maldição que começou no dia do seu 3º aniversário.


Como surgiu esta possibilidade de editar um livro? Já escrevias há muito tempo? 

A possibilidade de escrever um livro surgiu ao acaso, foi algo instantâneo e não planeado. Como gosto de refugiar-me na escrita, escrevendo pequenos textos, certo dia lembrei-me de começar a escrever um livro sobre aquilo que mais gostava. Admito que não tinha intenção de o enviar posteriormente para uma editora, e inclusive permaneceu durante dois anos no computador, não esquecido, pois já me encontrava a escrever o segundo livro da saga. Mas como não sabia como funcionava o processo de edição de um livro, fui guardando-o unicamente para mim, formando um laço de amizade que aumentava a cada dia. Como já tinha uma história toda interligada e com imensos segredos por desvendar, decidi que gostaria que as outras pessoas lessem a minha história e ver se a magia que escrevia, era suficientemente forte para mostrar aos jovens o meu desejo de transformar o mundo com as palavras.

E assim foi... decidi enviar o livro unicamente para uma editora, que após trinta dias respondeu a um e-mail com uma resposta positiva.



Pelo que sabemos, pretendes continuar a estudar e a escrever. Como prevês o teu futuro?

Prevejo um futuro sonhador...:) é preciso sonhar e lutar pela realização dos mesmos. Mas pretendo crescer como escritora e terminar a minha formação académica. Além disso, colocar no mercado um projeto que idealizo a algum tempo, mas isso ainda não posso desvendar ;)


Que conselhos que darias aos jovens relativamente à leitura?

Cada vez mais os jovens necessitam de um porto seguro e passar para a realidade o talento que têm. Por isso, um livro é mais do que um amigo, é um refúgio onde sonhamos, viajamos e idealizamos. Deste modo, aconselho vivamente a lerem mais, principalmente criar hábitos de leitura nas crianças.

Não se esqueçam, ler faz-nos crescer em todos os sentidos "A cultura é algo apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo escravizado" António Lobo Antunes.

E é com esta excelente citação de António Lobo Antunes que aproveitamos para felicitar a ousadia da Cláudia, ficando na expetativa do próximo livro. E aos nossos leitores e seguidores os votos para que hoje comprem um livro e deixem-se levar pela beleza da palavra e a grandeza dos sonhos. Sonhar é Viver!

Sem comentários:

Enviar um comentário