2013/04/22

FIPED Portugal III - Um balanço


Sofia Mendes, doutoranda da Universidade dos Açores, na área de Biotecnologia, é a nova coordenadora do FIPED Portugal e fala-nos do FIPED III, que decorreu a 12 e 13 de Abril no Campus de Angra.

O que é o FIPED? 
O FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia tem a sua origem no Brasil na década de 90, inicialmente com um formato dedicado apenas às áreas da linguística e só mais tarde em 2008 surge o FIPED tal como o conhecemos.

O evento de 2008 no Brasil contou com a participação do Professor Pedro González, que trouxe para os Açores o desafio de internacionalizar o FIPED. Este desafio foi respondido por um conjunto de docentes e alunos, que, em 2009, organizaram o primeiro FIPED português aqui no campus, o qual teve a sua continuidade em 2012, no FIPED Portugal II.

Apresentamos agora, em 2013, o FIPED Portugal III, que resulta de um trabalho conjunto de alunos e docentes dos:
- Departamento de Ciências da Educação;
- Departamento de Ciências Agrárias; da
- Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo; e ainda pela primeira vez este ano
- Departamento de Economia e Gestão e o
- Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais, dos quais esperamos continuar a contar com a uma colaboração cada vez maior.

Objectivos do FIPED Portugal III
Com o FIPED pretendemos criar um espaço de análise da questão da investigação na formação dos estudantes do ensino superior, com especial atenção para os alunos dos primeiros anos.

Queremos ainda:
- Refletir sobre os mecanismos e os agentes responsáveis pela produção do conhecimento científico;
- Demonstrar a importância do aprender através da nossa construção do conhecimento, ou seja através da investigação;
- Incentivar os alunos a divulgar o conhecimento científico, a partilhar aquilo que vão descobrindo.

Com estas questões em foco, criou-se este evento que de uma forma simples e low cost (para não dizermos a custo zero), se assemelha em muito ao que ocorre em outros encontros científicos com a grande particularidade de que neste evento se pretende que os alunos sejam os actores principais participando, tomando responsabilidades e desempenhando um papel activo em todos os acontecimentos do evento, desde a formulação, sugestão de temas à escolha dos convidados.

Para atingir estes objectivos, FIPED Portugal III contou com:

- A conferência de abertura, sobre ‘Ciência, Participação e Mudança’, de Francisco Simões, que é o resultado de um trabalho cuidadoso de investigação;

- Mesas redondas, onde se pretendeu proporcionar um momento de discussão entre estudantes, docentes e oradores convidados;

- Quatro oficinas onde se demonstraram na prática diferentes metodologias e instrumentos essenciais para iniciarem processos de investigação nas mais diversas áreas;

- E ainda, a apresentação dos trabalhos científicos dos alunos, para muitos a primeira comunicação científica para um público tão vasto, que não apenas o professor e os colegas de turma.

Com mais de 100 inscritos de todos os cursos leccionados em Angra, 22 comunicações científicas, 4 oficinas, com 40 participantes, e uma fulgurante noite cultural com 9 participantes em diversos géneros musicais, poesia e teatro, o FIPED Portugal III foi um sucesso e um belo momento de convívio e integração no campus.

Gostaria de congratular toda a comissão organizadora e todos os que nos ajudaram por termos conseguido realizar o FIPED Portugal III, especialmente nesta altura e nesta conjuntura, onde tudo parece andar à volta da crise. Este evento é um bom exemplo de como com trabalho, colaboração e empenho se consegue realizar e atingir os objetivos a que nos propomos.

O FIPED IV 
Para o FIPED IV há alguns aspetos a melhorar e/ou alterar, como acho que em qualquer tipo de iniciativa, é com a prática e os erros que aprendemos.

Essencialmente será necessário melhorar a forma de divulgação do evento, melhorando e aumentando assim a participação de docentes e de cada vez mais alunos universitários, mas também alunos do secundário e escolas profissionais. O mesmo com as oficinas, pois geralmente apresentamos uma lista bastante diversificada, que nem sempre é correspondida pelo número de inscrições que recebemos. Repensar um pouco a data do evento, para eventualmente permitir a apresentação de trabalhos de ambos os semestres, entre outros.

O FIPED IV será agora formulado, pela equipa organizadora, à qual serão bem-vindos docentes e alunos, que a nós se queiram juntar ou apenas dar-nos as vossas sugestões, opiniões e ideias para nos ajudar a que o FIPED IV seja, pelo menos, tão bom quanto o FIPED III.

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